Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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CONCEPÇÕES INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO E NA PRÁXIS EDUCACIONAL EM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM APORTE TEÓRICO
ney david veloso, Autor 2 Rossano Dal-Farra

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


Há uma preocupação mundial no que diz respeito à Educação Matemática. Assim sendo, reformas curriculares já foram e continuam sendo feitas com objetivo de melhorar o nível de ensino e aprendizagem dessa Ciência, sobretudo, nos países em via de desenvolvimento. É nesse contexto que políticas educacionais são efetivadas buscando a valorização da Matemática como uma Ciência que faz parte de uma construção coletiva do conhecimento, não como uma Ciência isolada das demais, onde se fomenta um conhecimento fragmentado com pouca significância ao aprendiz. Situação que demonstra a importância de pesquisas direcionadas para uma maior conexão entre a Matemática e a Educação Ambiental como parte do planejamento de ações pedagógicas nas instituições educacionais e cientificas na busca do bom nível de aprendizagem. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN para o ensino básico contemplam que o conhecimento matemático deve ser historicamente construído e em permanente evolução (BRASIL, 2000). Neste contexto e pelo viés da prática interdisciplinar, o trabalho procura estudar os diversos níveis de concepções ambientais presentes na formação inicial e na práxis pedagógicas dos profissionais numa interação entre a Educação Matemática e a Educação Ambiental. Apresenta como objetivo principal analisar referenciais teóricos importantes na interação dessas ciências, como, por exemplo, Leff (2001) e Pais (2002) ao desenvolverem inferências relacionadas às questões ambientais e/ou interdisciplinares no ensino de Ciências e na didática matemática; como também, Perrenoud (2000), Gamboa (2007) e Demo (2002) propondo diretrizes para as construções do saber e do conhecimento; assim como Fazenda (2005), Japiassu (1976), Paviani (2008) e Sato (2001) enfatizando a interdisciplinaridade como ação educacional primordial no processo ensino e aprendizagem. O método utilizado é o de pesquisa qualitativa com embasamento em análises de conteúdos proposto por Bardin (2007). Apresenta como resultado o desenvolvimento transparente no sentido das interações entre as ciências no contexto epistemológico, filosófico, sociológico e didático do assunto abordado.


Palavras-chave


Educação Matemática, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, práxis ambientais.

Texto completo: PÔSTER