Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO RESIDENTE EM UM PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
Cristiane Da Silva Longaray

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


INTRODUÇÃO: As Residências Multiprofissionais em saúde surgiram com a missão de formar profissionais de saúde capacitados para atuar no SUS.  A Universidade, enquanto uma das instâncias do SUS deve assumir o papel indutor das mudanças, tanto no campo das práticas de saúde, quanto no campo da formação profissional. Neste contexto, surge uma nova perspectiva para a formação dos Fonoaudiólogos inseridos nesta nova forma de produzir saúde. OBJETIVO: Relatar a atuação do Fonoaudiólogo num Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso, no nível hospitalar, demonstrando a formação para o SUS, a promoção da integralidade, interdisciplinaridade, fomento a pesquisa e integração entre ensino/serviço e graduação/pós-graduação. METODOLOGIA: A Proposta é a formação de Fonoaudiólogos preparados para atuar nas necessidades de saúde dos usuários na atenção hospitalar. O Fonoaudiólogo atua parte como integrante das equipes multiprofissionais e, assim, vem expandindo seu trabalho ao paciente crítico internado nas Unidades de Terapia Intensiva, às equipes da unidade de cuidados especiais (isolamentos aéreos e de contato) e nas unidades de internação (adulto clínico, oncológico, traumatologia). Há uma novidade inovadora oportunizada ao Fonoaudiólogo deste programa: a atuação fonoaudiológica na equipe de cirurgia bariátrica que é referência para este tipo de procedimento na região. Os profissionais fazem parte dos grupos multiprofissionais e conduzem oficinas e orientações aos pacientes pré e pós gastroplastia.  Inserem-se, também, nos ambulatórios estendendo a atuação fonoaudiológica a esse público que até então era carente deste tipo de intervenção importantíssima para auxiliar o sucesso do procedimento.  Além das ações assistenciais, experencia-se a contribuição do profissional em um grupo de pesquisa em cirurgia bariátrica, promovendo a reflexão teórico/prática necessária à formação ao nível de pós-graduação, instigando a pesquisa.  Um dos pontos diferenciais é a integração com os graduandos do curso de Fonoaudiologia da Universidade, no acompanhamento dos estágios, trabalhos de conclusão de curso e atividades de extensão. RESULTADOS: A Residência Multiprofissonal tem demonstrado um grande sucesso para a formação e a inserção do Fonoaudiólogo nas diversas áreas da alta complexidade, expandindo os conhecimentos e promovendo uma atuação mais elaborada, investigativa e criativa. CONCLUSÃO: A experiência propicia a vivência de infinitas possibilidades que a educação e a formação em serviço proporcionam, oportunizando uma atuação inovadora tanto aos profissionais Fonoaudiólogos quanto aos usuários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, 2005 - Lei 11.129

NASCIMENTO DDG, ; OLIVEIRA, MAC - A política de formação de profissionais da saúde para o sus: considerações sobre a residência multiprofissional em saúde da família – Revista Mineira de Enfermagem. Vol. 10, 2007.

CECCIM, RB; FEUERWERLER, LCM - O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social - Physis vol.14 no.1 Rio de Janeiro Jan./June 2004

 


Texto completo: PÔSTER  |  RESUMO