Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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DESEMPENHO ACADÊMICO E DECISÃO TERAPÊUTICA RESTAURADORA REFERIDA POR FORMANDOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA ULBRA CANOAS-RS
Maximiano Ferreira Tovo

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


O objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto da implementação das diretrizes sobre a decisão terapêutica referida por formandos ao abordarem lesões de cárie proximal de dentes decíduos e permanentes posteriores. Um questionário com dois diagramas apresentando diferentes níveis de lesões cariosas, um para dentição permanente (cpod=1) e outra para decídua (ceo=1) foi aplicado aos estudantes que assinaram o TCLE, para que indicassem em quais níveis em ambos os casos iriam optar por intervir usando tratamento restaurador. Os resultados foram comparados aos coletados quando vigorava o modelo curricular prévio às diretrizes, mediante análise descritiva e analítica. Foi verificado que 82% dos alunos restaurariam lesões proximais de cárie restritas ao esmalte, em dentição decídua, enquanto 80% também deliberaram por esta terapêutica em dentição permanente. Os resultados observados distanciam-se sobremaneira dos expressos no estudo prévio, no qual 20,8% definiram intervir em decíduos e 20,8% em permanentes, em lesões restritas ao esmalte. Os dados encontrados presentemente permitem concluir que os alunos expressaram um alto percentual de decisões restauradoras imediatas em lesões restritas ao esmalte.


Palavras-chave


Cárie dentária. Educação em Odontologia. Estudantes de Odontologia.

Texto completo: PÔSTER