Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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DESENVOLVIMENTO DE CARROCERIA E ANÁLISE AERODINÂMICA DE UM CARRO DE COMPETIÇÃO DA CATEGORIA ESPORTE PROTÓTIPO
Artur Henrique Bohrer, Antonio Flavio Aires Rodrigues, Luiz Carlos Gertz, André Cervieri

Última alteração: 13-10-2016

Resumo


Introdução

O veículo desenvolvido neste projeto é conhecido como esporte protótipo ou Endurance, que são carros leves, com componentes desenvolvidos para que o veículo tenha capacidade de deslocar-se com elevada velocidade tanto em curvas como em retas. Neste tipo de veículo a aerodinâmica tem importância fundamental. Este trabalho tem como tema a análise aerodinâmica deste de um protótipo automotivo de competição. O veículo foi projetado de acordo com as normas internacionais e regulamentos da categoria Endurance. A utilização da análise através de Dinâmica de Fluido Computacional (CFD) permitiu que melhorias fossem realizadas em cada modelo. Para isto foram realizadas análises de fenômenos aerodinâmicos a que a carroceria fica submetida em diferentes velocidades, simulando trechos diferentes de pista.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é criar uma carroceria de um protótipo esportivo através de análise do escoamento do ar sobre sua superfície, de forma que seu desempenho seja satisfatório em diferentes trechos de um circuito de competição.

Metodologia ou Material e Métodos

A metodologia utilizada para desenvolver este estudo foi a seguinte: Modelamento 3D do protótipo em Software CAD SolidWorks; Criação do domínio computacional – túnel de vento virtual envolvendo túnel e modelo 3D; Definição do domínio computacional do escoamento com programa de geração de malha; Análise Diferencial do Escoamento, por resolução das equações de Navier-Stokes utilizando o modelo de turbulência k-omega e o método dos Volumes Finitos através do Software ANSYS ‑ FLUENT; Análises dos resultados do desempenho aerodinâmico. Análise de possíveis mudanças para melhor desempenho.

Resultados e Conclusões finais ou parciais.

Após os estudos realizados pode-se concluir que o protótipo desenvolvido produz um desempenho aerodinâmico dianteiro condizente com o que é requerido para carros de competição, com seu centro de pressão localizado a frente do centro de gravidade fazendo com que o carro se torne sobredirecional. Foi constatado neste projeto que utilizando os dispositivos aerodinâmicos estudados e levando em conta o seu funcionamento e impacto na aerodinâmica, em conjunto com as regulamentações da categoria é possível gerar uma proposta inicial de carroceria com valores aerodinâmicos satisfatórios. Com estas análises é possível detectar melhorias a serem feitas, como a posição do centro de pressão para obter mais estabilidade em curvas. Os valores de coeficiente aerodinâmico Cd e downforce obtidos ficaram dentro da faixa recomendada na literatura.


Palavras-chave


aerodinâmica, carroceria, sustentação, protótipo

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