Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
INVESTIGANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: APORTES TEÓRICOS E TENDÊNCIAS DIDÁTICO PEDAGÓGICAS
Carmen Teresa Kaiber, Andrielly Viana Lemos

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


O presente projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas com base em enfoques teóricos que tem servido como aporte para o trabalho com a Matemática em sala de aula, entre os quais destaca-se o Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS). Nesse contexto, apresenta-se nesse trabalho, uma análise da noção de Ângulo, desenvolvida em um livro didático de Matemática do 6º ano, tomando como referência ferramentas propostas no âmbito do Enfoque Ontosemiótico. Esta análise faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, que visa desenvolver uma proposta de recuperação, focada na Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental tomando como aporte teórico o EOS.

Texto completo: PÔSTER