Portal de Eventos da ULBRA., XVI FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ESTUDO DE DERIVADAS: ANÁLISE DE ERROS COMO CRITÉRIO PARA SELEÇÃO DE VÍDEOS
Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 01-09-2016

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de uma dissertação em andamento que tem por objetivo investigar o uso do YouTube e do Facebook como ferramentas de auxílio na aprendizagem de conteúdos pertinentes às disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, em cursos superiores da área científica e tecnológica, a partir de uma análise de erros cometidos pelos acadêmicos. Apresenta-se, aqui, uma análise de respostas dadas por estudantes em questões que abordavam o conceito da derivada pela definição de limites, oriundas de provas de duas turmas da disciplina de Cálculo I. A análise foi baseada no modelo de classificação de erros desenvolvido por Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1987). O objetivo é, a partir da análise de erros cometidos por estudantes de tais cursos, buscar em mídias digitais possibilidades de retomada de conceitos e procedimentos que permitam a superação de tais erros.

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