Portal de Eventos da ULBRA., XVII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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HIPERTEXTO DIGITAL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Camila Maria Bandeira Scheunemann, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 04-12-2017

Resumo


Diante da sociedade tecnológica na qual vivemos, o estudo das tecnologias digitais na área educacional vem ganhando espaço, buscando analisar as possíveis contribuições destes recursos em âmbito escolar. Um destes recursos é o hipertexto, considerado uma ferramenta distinta, composto por linguagens verbais e não verbais, incluindo textos, imagens e sons, articulados entre si (NONATO, 2015). O hipertexto se tornou interesse em diversos campos de pesquisa, tendo em vista seu amplo uso relacionado à tecnologia e sua abrangência crescente para diversas áreas, por ser visto como o ponto chave de leitura na internet (GUSMÃO, 2015). Esta pesquisa teve como objetivo investigar as implicações do uso do hipertexto no ensino e aprendizagem de Ciências, no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes foram 15 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Ajuricaba/RS. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil, via plataforma Brasil, sob o número CAAE: 59951516.0.0000.5349. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, de pré e pós-teste, ambos compostos por 20 questões abertas. Entre o pré e pós-teste foi construído e aplicado aos participantes um hipertexto digital por meio da plataforma Wix, contemplando a temática “Alimentação e Nutrição Humana”, a mesma considerada nos questionários. Os dados foram analisados tendo como base a Análise de conteúdo Bardin (2011). A utilização do hipertexto pelos participantes possibilitou o aprofundamento conceitual de questões referentes ao tema “Alimentação e Nutrição Humana”, contemplando uma abordagem multidimensional da temática, que puderam ser evidenciados com base nas análises de pré e pós-teste. Tendo como suporte o conceito de mediação em Vygotsky (1991), considera-se o hipertexto como instrumento mediador de ensino e aprendizagem, o qual possibilitou o acesso dos estudantes a muitas informações. O uso do hipertexto, nesta pesquisa, além de mostrar-se como um instrumento mediador da aprendizagem e proporcionar aos participantes o contato com as Tecnologias Digitais, implica ainda em uma ferramenta didática que possibilita uma aula mais atrativa e interessante, tendo em vista a forma de organização da informação que este recurso apresenta, com o uso simultâneo de textos, imagens, vídeos e links. A partir da realização desta pesquisa entende-se que o hipertexto se apresenta como uma ferramenta digital que pode potencializar o ensino e aprendizagem de Ciências, destacando-se como um recurso didático propício para ser utilizado pelos docentes na construção de seus materiais para os estudantes. O hipertexto pode ser visto, neste sentido, como uma forma de organizar as informações que permite uma maior dinamicidade.


Palavras-chave


Hipertexto. Ensino de Ciências. Tecnologias Digitais.

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