Portal de Eventos da ULBRA., XVII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
TECNOLOGIAS DIGITAIS E A CONSTITUIÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Carmen Teresa Kaiber, Andrielly Viana Lemos

Última alteração: 10-09-2017

Resumo


Atualmente, as discussões em torno do uso das tecnologias digitais, nas aulas de Matemática, giram em torno de como e em que contextos utilizá-las, visando potencializar as possibilidades de aprendizado. Neste contexto, foram organizadas o que se denominou de Sequências Didáticas Eletrônica, as quais se constituem em sequências didáticas desenvolvidas utilizando-se das tecnologias digitais tais como apresentações salvas em HTML, softwares, aplicativos, jogos online, vídeos, objetos de aprendizagem entre outros, com a intenção de mediar as interações entre o aluno e o conteúdo do conhecimento. Destacam-se, aqui, duas das sequências desenvolvidas no âmbito do projeto “Investigando o Ensino e a Aprendizagem da Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior: Aportes Teóricos, Tendências Didático-Pedagógicas e a Apropriação dos Conhecimentos Matemáticos”, as quais se referem a conteúdos matemáticos específicos, no caso, Equações de 1º grau e Geometria. As sequências foram produzidas com o objetivo de investigar o potencial das mesmas no sentido de retomar, aprofundar e ampliar conhecimentos pertinentes aos conteúdos mencionados. Teoricamente a construção das sequências esteve ancorada em referencias que discutem a tecnologia no contexto da Educação Matemática e no Design Instrucional e em pesquisas que discutem o ensino e aprendizagem dos conteúdos em foco. Análises produzidas apontam que a articulação de diferentes recursos tecnológicos como softwares, aplicativos, jogos online, vídeos, objetos de aprendizagem, entre outros, em torno do desenvolvimento de conteúdos específicos permite diferentes formas de representação e acesso aos mesmos, o que amplia as possibilidades de apropriação dos objetos matemáticos em estudo. Particularmente, nas sequências didáticas criadas, a utilização de jogos, objetos de aprendizagem e atividades desenvolvidas com softwares se revelaram promissoras para o desenvolvimento de conceitos e procedimentos matemáticos.

Palavras-chave


Tecnologias Digitais. Ensino da Matemática. Sequências Didáticas.

Texto completo: PÔSTER