Portal de Eventos da ULBRA., XVII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INTEGRANDO SABERES NA EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE, MÉTODOS MISTO DE PESQUISA E QUESTÕES EMERGENTES NA CONTEMPORANEIDADE – SANEAMENTO BÁSICO
Mariana Mostardeiro de Aguiar, Eduarda Wolski Vargas, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 10-09-2017

Resumo


O saneamento básico é um dos temas emergentes na atualidade, principalmente por estar amplamente vinculado à qualidade de vida da população e ao desenvolvimento social. Devido aos diferentes âmbitos que o compõe, incluindo água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana, o tema permite uma abordagem interdisciplinar na qual se articulam grandes áreas de interesse da sociedade, tais como Saúde, Ambiente e Educação. O amplo acesso ao saneamento básico pode refletir positivamente nos indicadores educacionais. No entanto, no Brasil, ainda há grandes assimetrias afetando a totalidade da população, mormente os brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mensura a qualidade do ensino ofertado no Brasil, a partir do aprendizado dos alunos, porém, há diversos fatores que podem influenciar nos resultados desse índice. A associação entre as questões socioeconômicas e os valores do Ideb conduzem para a busca de analisar as possíveis relações entre ele e os indicadores de saneamento básico, visando contribuir para as reflexões a respeito do saneamento em todas as instâncias sociais. No que tange à escola, urge a construção de práticas educativas voltadas para o tema. No presente estudo, foram realizadas análises de Correlação de Pearson entre os dados do Ideb de 2009 para os anos finais de cada estado brasileiro com indicadores de saneamento básico, considerando o percentual de municípios que apresentaram: inundações e/ou alagamentos; coleta de esgoto; coleta e tratamento de esgoto; serviço de abastecimento de água e serviço de abastecimento e de tratamento da água. As variáveis foram analisadas por meio do software estatístico BioEstat 5.0 e estudos em andamento estão integrando estes e outros dados quantitativos com dados qualitativos caracterizando a Pesquisa com Métodos Mistos. Os resultados demonstraram a presença de correlações favoráveis entre o Ideb e os indicadores de saneamento, porém, apenas o item “tratamento de esgoto” apresentou significância estatística (p<0,01) evidenciando a associação entre as condições de vida da população e o índice educacional. Deste modo, a melhoria das condições de saneamento básico representa um aspecto crucial para a construção de melhores condições de vida e o desenvolvimento social da população. Em relação à escola, entende-se que a realização de práticas educativas interdisciplinares envolvendo o saneamento básico representa uma forma de ampliar a inserção deste importante aspecto da vida urbana com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e possíveis desdobramentos sobre a educação básica.


Palavras-chave


Ideb, indicadores, saneamento básico.

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