Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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RACIOCÍNIO ESPACIAL NO ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA
Ana Maria Vieira dos Santos, Gabriela Pereira

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


O raciocínio espacial está diretamente envolvido na escolha das profissões, no desempenho de atividades e estudos na área das ciências e das tecnologias. O raciocínio espacial pode ser aprimorado e desenvolvido através de técnicas, testes e exercícios direcionados, fazendo com que a compreensão, o discernimento, a memorização e o consequente aprendizado sejam construídos de forma sólida e eficaz. O objetivo desta pesquisa foi investigar o raciocínio espacial de alunos dos cursos de graduação da área da saúde cursando disciplinas de Anatomia Humana. A pesquisa, do tipo descritiva e transversal, foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada do município de Canoas, RS no primeiro semestre de 2018. Foi elaborado um teste que consistia de 10 questões de múltipla escolha, sendo a questão 1 sobre rotação, as questões 2, 3, 4 e 5 sobre secção de formas geométricas, questões 6, 9 e 10 sobre mudança de perspectiva, questão 7 secção de forma orgânica e questão 8 sobre espelhamento. Dois grupos foram selecionados para participarem: Grupo 1 (n=115), alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Fonoaudiologia cursando as disciplinas de Anatomia Humana e Estudos do Movimento Humano I e Grupo 2 (n=101), alunos do curso de Medicina cursando as disciplinas de Morfologia Médica Aplicada I e Morfologia Médica Aplicada. O projeto foi aprovado pelo CEP/ULBRA e os participantes previamente assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A média de idade dos alunos foi de 20 anos. O percentual de acertos dos acadêmicos do sexo masculino foi de 52% e do sexo feminino de 46,55%. Já com relação à percepção do nível de dificuldade do teste, 40% dos alunos acharam o teste fácil, enquanto 60% acharam difícil. Os resultados parciais do número de acertos no teste revelou uma diferença significativa entre os grupos 1 e 2, indicando que os alunos da Medicina acertaram mais que os alunos da área da Saúde (Teste Mann-Whitney; p<0,05).


Palavras-chave


Anatomia Humana, raciocínio espacial, aprendizado.

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