Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA COM ACOMPANHANTES DO BLOCO CIRÚRGICO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Matheus Pereira Franck, Raquel Presotto, Luiza Burkle Maron, Francieli De Assunção, Fernanda Pasquoto De Souza

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


Introdução:Este presente trabalho foi realizado pelos acadêmicos do curso de psicologia, supervisionados pela profª Drª Fernanda Pasquoto de Souza durante o estágio básico V, disciplina no qual o objetivo foi proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades para avaliar e compreender processos psicossociais, assim como planejar estratégias e exercitar intervenções em psicologia. As intervenções ocorreram na sala de espera do bloco cirúrgico de um Hospital Universitário com acompanhantes e familiares de pacientes em processo cirúrgico.Objetivos: Proporcionar momentos de reflexão e compreensão acerca das emoções envolvidas no processo de espera. Metodologia: As intervenções realizadas foram baseadas na dinâmica desenvolvida pelos acadêmicos denominada “Árvore das Emoções”, que consistia em um banner com a figura de uma árvore. De início, cada participante escolhia uma emoção que melhor representasse a situação vivenciada, e após as escolhas um voluntário iniciava a dinâmica seguindo os tópicos presentes no tronco da árvore e compartilhava a emoção escolhida, juntamente com o motivo que o levou a esta escolha. Coclusão e Considerações Finai: O estágio foi concluído com 6 intervenções e um total de 39 acompanhantes acolhidos e escutados, onde 16% deles relataram Preocupação; 13% Fé; 12% Tensão; 8% Angústia, Paciência e Confiança; 7% Expectativa e Força; 5% Carinho; 3% Alegria, Esperança, Ansiedade e Medo, e somente 2% relataram Dúvida e Tristeza. Identificamos um misto de emoções que permeiam as situações estressoras, como é o caso das intervenções cirúrgicas.Observamos que a necessidade de falar sobre o momento de espera era de grande importância. O acolhimento realizado durante o desenvolvimento das atividades proporcionou um momento único aos acompanhantes, onde a atenção estava voltada para eles. O êxito do trabalho ficou evidente, pois todos os acompanhantes, até mesmo os que não aceitavam participar e ficavam ouvindo, ao final da atividade compartilhavam algumas reflexões levantadas pelo grupo.

Palavras-chave


Intervenção Psicológica; Psicologia Hospitalar; Acompanhantes; Acolhimento;

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