Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS NA APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DO BRASIL
Jéssica Florêncio Souza, Gabriela Moraes Machado, Rafaela Hartmann Kasper

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


As mídias sociais são ferramentas que, cada dia mais, fazem parte da disseminação e da influência de conhecimento. Sendo assim, aproximar as evidências científicas às mídias sociais de estudantes de graduação é de extrema relevância para o desenvolvimento tecno-cientifico dos discentes. A partir disso, o objetivo do estudo foi desenvolver um Instagram chamado "Iniciação Científica Dicas" direcionado a interessados sobre o tema proposto. A inclusão de redes sociais como plataformas facilitadoras da aprendizagem na Iniciação Científica foi proposta a partir de dúvidas frequentes e desorientação de universitários que estavam começando a se envolver com a pesquisa da área de odontologia. Esse conteúdo disponibilizado na rede é de fácil compreensão sobre assuntos que geram mais dúvidas entre os iniciantes. Foram realizadas postagens temáticas que abordassem resumos e dicas baseadas em evidências, bem como postagens motivacionais, para que mais pessoas conhecessem e se aproximassem da Iniciação Científica. Os resultados demonstraram que em 30 dias desde o início da conta, o Instagram Iniciação Científica Dicas obteve mais de 1100 seguidores, sendo a maioria deles da cidade de São Paulo, seguido por Porto Alegre e Salvador. A faixa etária prevalente foi de 10 à 24 anos e o público maior foi mulheres (72%). Por conseguinte, foi possível analisar através dos dados e das postagens que as mídias sociais e as evidências científicas podem ser fortes aliadas. Assim, os jovens estudantes mostraram-se bastante receptivos à inclusão das redes sociais na aprendizagem da Iniciação Científica, evidenciando-as como uma ferramenta valiosa no processo de ensino – aprendizagem.


Palavras-chave


mídias sociais; aprendizagem; odontologia

Texto completo: PÔSTER