Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Formação de Professores, Educar pela Pesquisa e Pensamento Complexo: análise de episódios de ensino significativos presentes em Situações Didáticas
Maria Eloisa Farias

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


Este projeto busca estudar a ressignificação das atividades didáticas no ambiente escolar e no seu entorno, incluindo também como objetivos analisar e discutir a importância da integração teoria-prática para a Formação Inicial e Continuada dos Professores, a partir do diálogo entre o Educar pela Pesquisa e Pensamento Complexo. O Grupo parte do princípio que a educação deve estar a serviço da cidadania, sendo a escola uma instituição capaz de fomentar a formação e atuar oferecendo recursos para esta participação social. Assim, neste contexto é papel do professor e da escola, enquanto instituição social, interferir no processo educativo de formação do cidadão, adotando metodologias e situações de ensino que possam ir ao encontro das necessidades educacionais relacionadas à sociedade onde o indivíduo está inserido. Para os professores, o trabalho com práticas pedagógicas diferenciadas servem como um campo de construção de conhecimento que envolve a observação, planejamentos, questionamentos e propostas de atividades educativas que podem ser implementadas tanto na escola quanto em outros espaços educadores. O estudo encontra-se ancorado numa abordagem de pesquisa qualitativa em que o projeto conta com a participação de professores de escolas públicas, estagiários voluntários e pesquisadores das Licenciaturas de Ciências Biológicas, Química e do PPGECIM-ULBRA. Entre os procedimentos metodológicos foram agendados encontros sistemáticos com os participantes, para estudo, discussão e reflexão envolvendo o referencial teórico sobre a Formação de Professores e o Educar pela Pesquisa, incluindo-se neste ano, estudos sobre o Pensamento Complexo. Durante os oito encontros realizados ao longo do semestre, o grupo formado por dezoito participantes foram assessorados e estimulados a elaborar seus planejamentos; produzir os materiais pedagógicos para suas aulas; discutir as ações pedagógicas e socializar as práticas educativas desenvolvidas a partir de cada encontro. Constatou-se que trabalhar embasado na estratégia pedagógica utilizando o Educar pela Pesquisa faz com que os participantes vivenciem experiências, em que o ensino se dá pela busca de soluções dos problemas apresentados e pela ação desencadeada no processo, pois o participante aprende a pensar, refletir e ter autonomia na solução de problemas, possibilitando-o aplicar em sala de aula, seus conhecimentos, em situações reais do seu cotidiano. A proposta de integração entre a Formação de Professores, o Educar pela Pesquisa e o Pensamento Complexo sinaliza para um trabalho de organização curricular inovadora que, ao mesmo tempo que possibilita ultrapassar a forma tradicional de trabalho educativo, poderá estabelecer novas relações entre a teoria e a prática, ao apresentar grande afinidade com a proposta atual presente na Base Nacional Comum Curricular.


Palavras-chave


Formação de Professores; Educar pela Pesquisa; Ensino de Ciências; Pensamento Complexo.

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