Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Integrando saberes na Educação: interdisciplinaridade, métodos mistos de pesquisa e questões emergentes na contemporaneidade - percepções sobre saneamento básico
Mariana Mostardeiro de Aguiar, Lígia Ávila de Brites, Eduarda Wolski Vargas, Rossano André Dal-Farra

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


A intrínseca relação entre qualidade de vida e desenvolvimento social faz com que a temática saneamento básico seja uma das questões emergentes na contemporaneidade. Tal tema, compreende os serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana e, em virtude dos âmbitos que o compõe, a ausência ou inadequação desses serviços pode acarretar uma série de impactos associados à saúde, à educação e ao meio ambiente. Dessa forma, é imprescindível a tomada de providências que visem ao desenvolvimento de medidas estruturais e não estruturais vinculadas a esse componente essencial da vida contemporânea. No que tange as medidas não estruturais, a escola é um espaço capaz de promover a sensibilização e a mudança de atitudes da população, bem como refletir sobre o assunto, buscando maior autonomia dos estudantes, para que estes possam, a partir de ações conscientes, mudar o seu contexto por meio de efetiva participação social. Nesse sentido, o estudo faz parte de um projeto maior, o qual visa o desenvolvimento de práticas educativas voltadas ao assunto em questão na educação básica. No presente trabalho, serão apresentados dados parciais da referida pesquisa sobre as percepções de estudantes quanto às consequências da falta ou inadequação de saneamento básico. A pesquisa foi desenvolvida com 47 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Estância Velha, RS, no segundo semestre de 2017. Para tanto, como parte da pesquisa foram aplicados questionários indagando, entre outros aspectos: “O que a falta de saneamento básico pode causar?”. A análise das respostas dos estudantes foi realizada por Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que as principais causas mencionados pelos estudantes estavam vinculadas à saúde, à drenagem urbana, ao meio ambiente e às questões sociais. Dentre estas subcategorias, 74,5% dos estudantes apontaram como principal causa a ocorrência de doenças; 34% elencaram enchentes, alagamentos e inundações e 10,6% problemas no meio ambiente e impacto ambiental. A interferência na educação foi referida por 6,4% dos alunos. Destaca-se ainda, que os quatro âmbitos do saneamento constavam nas respostas dos estudantes articulados com as grandes áreas de interesse da sociedade já mencionadas anteriormente. A melhoria das condições de saneamento representa um elemento fundamental para o desenvolvimento de circunstâncias favoráveis de vida e de desenvolvimento social. Dessa forma, os resultados parciais demonstraram a importância da continuidade de práticas educativas no ambiente escolar, visto que, a partir delas, os estudantes expuseram suas percepções e reflexões sobre a temática de forma articulada com os processos de saúde, ambiente e educação.

Palavras-chave


ensino fundamental, percepção, saneamento básico.

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