Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ÂNGELO QUOOS, TANIA RENATA PROCHNOW

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define habilidades a serem desenvolvidas em todos os níveis da Educação Básica. Muitas das habilidades exigidas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, relacionadas às Ciências da Natureza, podem ser trabalhadas através de metodologias de ensino que utilizem atividades experimentais. Sendo assim, a partir das orientações da BNCC, desenvolveu-se uma oficina com a pretensão de fornecer sugestões de atividades experimentais para professores dos anos iniciais. Além de discutir as orientações da Base, os participantes da oficina realizaram na prática as atividades sugeridas e receberam orientações de como as mesmas podiam ser abordadas com os estudantes. A oficina apresentou aos participantes dez atividades experimentais, sendo que cada uma estava relacionada a uma habilidade da BNCC. Todas as atividades utilizaram materiais fáceis de serem adquiridos e que podem ser manuseados por estudantes dos anos iniciais. O roteiro das atividades, os materiais necessários e as habilidades a serem desenvolvidas foram compilados em um material impresso que foi disponibilizado aos professores. Participaram da oficina dez professores com diferentes formações, incluindo licenciados em Física, Biologia, Matemática e Pedagogia. A oficina ocorreu durante a 14ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e, junto com outras oficinas, compôs um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Sendo assim, a partir dessa atividade, o presente estudo teve como objetivo avaliar se os professores participantes conheciam as práticas desenvolvidas, bem como, se os mesmos as consideram possíveis de serem aplicadas em suas escolas. Além disso, objetivou-se avaliar essa metodologia de formação de professores. Para tanto, após a oficina, os participantes responderam três questões relacionadas aos objetivos da investigação. A análise das respostas integrou métodos quantitativos e qualitativos. A partir da mesma, percebeu-se que, em média, cada atividade era conhecida por 50 % dos professores. Sobre a aplicabilidade das mesmas nas escolas, todos os educadores julgaram que seriam de fácil aplicação. A partir da Análise de Conteúdo das avaliações da oficina, concluiu-se que a maioria dos termos utilizados pelos participantes eram adjetivos positivos. Além disso, os professores destacaram o domínio do assunto pelo “oficineiro”, o fato das atividades terem sido realizadas na prática pelos mesmos e a qualidade do material disponibilizado. Ainda, avaliou-se que a oficina apresentou metodologias desconhecidas, as quais são de fácil aplicação e serviu para desmistificar as dificuldades em ensinar Ciências. Portanto, a partir da avaliação dos participantes, concluiu-se que a metodologia utilizada foi adequada e que forneceu subsídios à prática dos educadores participantes.


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