Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ENSINO DE CIÊNCIAS E CIDADANIA: A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO POR MEIO DA TEMÁTICA SANEAMENTO BÁSICO
Simara Rodrigues Gheno, Rossano Andre Dal- Farra

Última alteração: 08-10-2018

Resumo


De acordo com o Art. 22 da LDB, a educação deve promover a formação indispensável para o exercício da cidadania. Para os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1999), a formação do indivíduo deve dar-se de objetivando o desenvolvimento integral do educando por meio da formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Diante de tais objetivos, fica evidente a necessidade da formação contextualizada do indivíduo, através da abordagem de questões relevantes para o aluno e para a sociedade. Contextualizar o ensino de Ciências por meio da temática saneamento ambiental, possibilita desenvolver a consciência ambiental concatenado com o contexto do desenvolvimento sustentável. A abordagem educacional das temáticas que envolvem saneamento ambiental deve articular de forma adequada suas dimensões que, de acordo com a Lei 11.445/07, considera o saneamento básico como um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: a) abastecimento de água potável; b) esgotamento sanitário; c) limpeza urbana e manejo de resíduos; d) drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. O objetivo da atividade realizada com os alunos, é a contextualização do conhecimento oriundo das disciplinas escolares, por meio da análise do ambiente natural que circunda um manancial hídrico nas proximidades da escola. Optou-se pela contextualização do ensino por meio da aproximação da temática saneamento básico, pela viabilidade de discutir aspectos e questões ambientais presentes na sociedade e no cotidiano, bem como sua relação como a melhoria da qualidade de vida, e o desenvolvimento científico, social e tecnológico. A pesquisa foi desenvolvida com 34 alunos do Ensino Médio de uma Escola da rede Estadual de Ensino na região metropolitana de Porto Alegre. Para a realização da investigação, realizou-se uma saída a campo à um arroio nas proximidades da escola. Solicitou-se que os alunos respondessem a seguinte questão: De que forma o saneamento básico influencia na vida da população? A análise da questão proposta para os alunos deu-se por meio da análise de conteúdos.  A investigação das respostas dos alunos evidenciou a necessidade de abordar, de forma contextualizada, aspectos que envolvem a educação ambiental, em especial no tocante ao saneamento básico. É possível estabelecer práticas sociais que articula conhecimentos, valores e procedimentos voltados à construção de uma relação mais harmoniosa entre o ser humano e o ambiente, especialmente aos recursos hídricos. A saída a campo realizada, adaptadas a faixa etária dos alunos e ao nível de ensino no qual eles se encontram, é uma excelente proposta metodológica que possibilita a aprendizagem por meio da aplicação prática do conhecimento e contextualização, possibilitando o desenvolvimento de competência essenciais para a prática da cidadania.


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