Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DOS POLOS EAD ULBRA
PAULA MAINES DA SLVA, Simone Soares Echeveste

Última alteração: 24-08-2018

Resumo


A EAD é uma modalidade que vem crescendo cada vez mais nos últimos anos. A distribuição geográfica de Polos pelo Brasil faz com que as demandas de diferentes perfis profissionais sejam distintas, variando de acordo com a realidade econômica e social de cada região.  Observa-se um investimento do governo em políticas com vistas ao aumento do ingresso no nível superior, objetivando o aperfeiçoamento da população e a promoção do desenvolvimento regional e social no país. Estas ações aliadas a outras ações de descentralização das instituições de Ensino Superior públicas fizeram com que o número de brasileiros com acesso ao ensino superior alcançasse patamares nunca antes atingidos. Observa-se aqui a oportunidade de desenvolvimento e melhora em todos os setores das cidades com o aperfeiçoamento de sua população, oportunizando essa qualificação nas regiões mais remotas. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi realizar um diagnóstico sobre o contexto regional onde os Polos ULBRA estão inseridos, analisando alguns índices econômicos e sociais.  Realizou-se um estudo descritivo em 74 Polos ULBRA, considerando alguns indicadores sociais e econômicos disponíveis no site do IBGE como: IDH, Índice de GINI, PIB. Os resultados foram analisados através de tabelas simples, cruzadas e estatísticas descritivas (MARTINS & DOMINGUES, 2011). Verificou-se nos Polos investigados concentração nas regiões Sudeste e Sul com 35,1% e 32,% respectivamente, em sua maioria (62,2%) podem ser classificados de acordo com classificação IBGE como porte grande, destaca-se que 25,7% destes possuem uma baixa densidade demográfica e a renda média mensal de seus habitantes predomina entre 2,3 a 3,4 s.m. (51,4%). Encontra-se uma grande variabilidade quando o PIB é analisado, indicando grandes diferenças entre os Polos no que se refere às questões de economia dos municípios onde eles se situam. Destaca-se também que as classificações do IDH e do índice de GINI são positivas predominando um IDH Elevado para estes municípios (64,9%) e um Índice de GINI Moderado (64,9%), porém cabe ressaltar que os Polos investigados estão inseridos em um contexto regional no qual os indicadores sociais são classificados como Baixo, IDH (18,9%) e Índice de GINI (10,8%). Na comparação destes indicadores entre as regiões do Brasil destaca-se que para os Polos localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste onde se concentram 32,5% dos Polos o PIB se apresenta, na classificação baixo, com maior frequência para estas regiões, assim como a renda média de até 2,3 s.m. e o IDH baixo.  A contribuição da EAD para a promoção e desenvolvimento regional é um fato, a partir do conhecimento do contexto regional onde os Polos da Ulbra estão inseridos pode-se observar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento destas comunidades uma vez que o aumento da escolaridade dos habitantes reflete na melhoria global dos indicadores socioeconômicos.


Palavras-chave


Educação a distância; Diagnóstico Regional; Ensino Superior

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