Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
DENISE SANTOS SOUZA, TANIA RENATA PROCHNOW

Última alteração: 31-08-2018

Resumo


Os processos educativos visam proporcionar a aprendizagem, sendo esta estruturada na troca e aquisição do conhecimento, o qual pode ser adquirido através do estudo, da prática, da observação e da experiência. Com base na pedagogia escolar, julga-se que os processos cognitivos são todos iguais e que o relacionamento dos sujeitos com o conhecimento ocorre sempre da mesma maneira. Entretanto, é sabido que cada pessoa possui um processo cognitivo único, assim sendo, em decorrência da forma como o processo educativo ocorre, surgem dificuldades de aprendizagem, as quais são entendidas como barreiras ou obstáculos encontrados pelos alunos frente ao entendimento dos conteúdos propostos (BANNELL et al., 2016; BASSO, 2010). Em relação ao ensino de Química, muitos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem principalmente em decorrência de se tratar de uma disciplina das ciências exatas que engloba uma grande variedade de símbolos, fórmulas e cálculos. Além do mais, a Química trabalha com modelos abstratos, os quais inúmeras vezes não são compreendidos pelos alunos (CHASSOT, 2016; DAMASCENO et al., 2015).


Palavras-chave


Dificuldades de aprendizagem, Ensino de Química, Dificuldades de aprendizagem em QuímicaCA

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