Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONTÉUDOS MATEMÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Greyce dos Santos Rodrigues, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 31-08-2018

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, tem o objetivo de conduzir os sistemas educacionais na elaboração de suas propostas curriculares, considerando o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento, de acordo com Plano Nacional de Educação (PNE) (BRASIL, 2015). O documento homologado pela Portaria nº 1.570, publicado no D.O.U de 21/12/2017, tem caráter normativo definindo assim um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens, determinando 60% dos conteúdos mínimos a serem desenvolvidos em sala de aula nas escolas brasileiras, e, os 40% restantes, ficam a critério de cada sistema educacional estadual. Esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar a percepção de professores de Matemática, dos anos finais do Ensino Fundamental, do município de Canoas/RS, sobre os conteúdos dispostos na BNCC a ser implantada em 2018. Justifica-se a relevância desta pesquisa por estar inserida no contexto de discutir uma temática nova, possibilitando não só verificar as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento dos conteúdos abordados em sala de aula, mas também, como isto é interpretado pelo grupo de professores de Matemática. A metodologia utilizada, nesta investigação, foi de base quali-quantitativa, que deu embasamento tanto em relação aos dados estatísticos, como também, estimulou os professores a pensarem e falarem livremente sobre o tema de pesquisa. Os dados obtidos são oriundos de 51 questionários de pesquisa aplicados aos professores de Matemática do município de Canoas e de 18 entrevistas realizadas. Os resultados apontam que, há conteúdos matemáticos que não estão sendo desenvolvidos pelos professores de Matemática do município de Canoas, nos 5 eixos (Geometria, Grandezas e Medidas, Estabilidade e Probabilidade, Números e Operações e Álgebras e Funções), os quais destacam-se as seguintes temáticas não trabalhadas: plano cartesiano (6º e 7º anos), construções geométricas (7º ano), problemas com equações de 2º grau (8º ano), geometria analítica (9º ano), dentre outras. Considera-se que resultados mais contundentes serão vistos após a efetiva implantação, para que assim haja uma compreensão mais ampliada do processo de implementação da BNCC.


Palavras-chave


Base Nacional Comum Curricular; Anos finais do Ensino Fundamental; Professores de Matemática.

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