Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
RELATO DE CASO: TERATOMA MALIGNO EM CADELA
Clesiane Moraes, Wendel Dietze, Juliana Schumacher, Virgínia Lunardi

Última alteração: 03-09-2018

Resumo


Introdução

De acordo com Foster (2013) as neoplasias de células germinativas geralmente dividem-se em duas categorias: o disgerminoma e o teratoma. Esta neoplasia surge das células germinativas primordiais totipotentes, apresentando elementos desorganizados de pelo menos duas das três camadas germinativas embrionárias como tecido neural, adiposo, ósseo, pelos, dentes e epitélio respiratório. A variante maligna do teratoma também pode ocorrer em cadelas.

Objetivos

Descrever um relato de caso de teratoma maligno ovariano em cadela com ênfase na resolução cirúrgica.

Relato de caso

Atendido um canino, fêmea, raça labrador, não castrada, 29,35 kg com 5 anos de idade. A queixa principal era de aumento de volume na região abdominal, com consistência dura na palpação, anorexia, polidipsia e ausência de defecação. No exame físico, temperatura retal de 40,2°C, aumento de volume abdominal, mucosas hipocoradas, taquipnéia e frequência cardíaca 115 bpm. Realizado avaliação sanguínea hematológica, bioquímica e ultrassonografia abdominal. Constatado anemia normocítica normocrômica e leucocitose neutrofílica com desvio a esquerda, bioquímicos sem alteração. Ultrassonografia revelou massa heterogênea não mensurável com ampla extensão mesogástrica, compatível com neoplasia. A paciente foi submetida à laparotomia exploratória, constatou-se massa firme e irregular de coloração avermelhada com conteúdo purulento presente no ovário direito. Realizada coleta do conteúdo purulento e líquido livre abdominal para posterior cultura e antibiograma. Após a excisão das estruturas aderidas ao ovário tumoral realizou-se a ovariohisterectomia. Identificada massa metastática no rim direito e na adrenal ipsilateral, realizando-se nefrectomia total. Indicou-se acompanhamento da evolução da adrenal. No laudo histopatológico o diagnóstico foi teratoma, na cultura bacteriana foi isolado Staphylococcus spp. coagulase negativo. Duas semanas após a alta, retornou com queixa de vômitos e anorexia. Verificou-se metástase em diversos órgãos abdominais, devido ao prognóstico desfavorável os tutores optaram pela eutanásia.

Conclusões finais

A neoplasia primária ovariana é incomum devido a ovariohisterectomia em idade precoce. É responsável por 1% a 2,7% de todas as neoplasias ovarianas na cadela (GREENLEE e PATNAIK, 1985; SFORNA, 2003). Diferentes de outros tipos o teratoma normalmente ocorre em cadelas um pouco mais jovens (MORRIS e DOBSON, 2001). Esses tumores normalmente são benignos e o tratamento cirúrgico é o mais recomendável (BLASZAK et al., 2009; YAMAGUCHI et al., 2004). Contudo, existem teratomas malignos que fazem metástases principalmente em vísceras abdominais, linfonodos, ossos e pulmões (NAGASHIMA, 2000). Além disso, foi relatado por Greenlee (1987) a presença de metástases envolvendo o rim adjacente e com implantes na adrenal, no omento, no mesentério e no pâncreas. Os sinais clínicos presentes e o prognóstico dos casos de teratoma dependem da localização das metástases.

Palavras-chave


Teratoma; Tumor em cadela; Cão.

Texto completo: PÔSTER