Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DOS ELETROCARDIOGRAMAS REALIZADOS NO HV-ULBRA
Monalisa Ely, Wendel Dietze, André Souza, Leandro Fadel

Última alteração: 03-09-2018

Resumo


Introdução

O eletrocardiograma (ECG) é um exame que registra as atividades e alterações elétricas do coração na forma de um traçado (Fig.1), considerado padrão-ouro na identificação das alterações elétricas de ritmo do coração. Pode ser utilizado no monitoramento trans-cirúrgico (Fig.2) e no uso de antiarrítmicos e quimioterápicos, na detecção de sobrecargas cardíacas, cardiopatias congênitas, efusão pericárdica, bem como pode sugerir desequilíbrios sistêmicos de origem eletrolítica, metabólica e endócrina.

Metodologia ou Material e Métodos

Realizou-se levantamento epidemiológico dos ECGs realizados no HV-ULBRA no período de março de 2018 a agosto de 2018. Foram realizados 77 exames, sendo que dos animais avaliados 4 foram felinos e 73 caninos, a idade variou entre 6 meses a 17 anos.

Resultados

Dos 77 animais avaliados, 79,2% (61/77) apresentaram alterações no exame, sendo que destes 62,2% (38/77) apresentaram mais de uma alteração. A alteração mais encontrada, 86,8% (53/77) animais, foi sobrecarga de átrio esquerdo, sendo que um dos animais tinha apenas 9 meses de idade.

Conclusões finais ou parciais

Por ser um exame não invasivo, indolor, de rápida execução e interpretação e de baixo custo é muito utilizado na rotina do Hospital Veterinário da ULBRA-Canoas (HV-ULBRA) como avaliação pré-anestésica e acompanhamento nos tratamentos quimioterápicos com doxorrubicina.


Palavras-chave


Eletrocardiograma; Alterações elétricas, Coração.

Texto completo: PÔSTER