Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA : RECURSO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
Janina Neves Cardozo, Juliana Tavares Freire, Míria Elisabete Bairros de Camargo

Última alteração: 03-09-2018

Resumo


A Atenção Primária em Saúde deve ser a porta de entrada e o centro da rede de saúde, no qual o usuário está inserido. A escola é um espaço distinto para as ações de promoção de saúde e de prevenção de doenças. A promoção em saúde consiste em realizar estratégias que possibilitem uma melhor qualidade de vida para os usuários, no âmbito individual ou coletivo. Por meio de políticas, ações e intervenções. Essas ações são potencializadas quando articuladas com outros setores. O Programa Saúde na Escola foi criado através de uma política intersetorial entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação em dezembro de 2007. A articulação entre escola e unidade de saúde, é uma importante demanda do PSE. O PSE contribui com o fortalecimento das ações de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, recuperação da saúde e formação de crianças, adolescentes e jovens que estão inseridos na rede pública de ensino. O PSE tem como objetivo integrar a área da saúde e educação, estimulando a cidadania e o cuidado a saúde. São desenvolvidas avaliações de: antropometria, acuidade visual e palestras de educação em saúde, realizadas pelos profissionais da Atenção Primária em Saúde. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de residentes de saúde comunitária na realização de atividades de educação em saúde, em uma escola pública de ensino fundamental, localizada em um bairro no município de Canoas/RS. Trata-se de um relato de experiência de residentes enfermeiras sobre as ações desenvolvidas em uma escola pública sobre a prevenção da dengue.  As atividades foram realizadas na escola, no período de junho a julho de 2018, com as turmas pertencentes ao turno da manhã. A faixa de idade dos participantes era entre 6 a 15 anos, foram necessários três encontros para a sua conclusão. A ação foi baseada em palestra e material educativo sobre o Aeds Aegypti. Mediante a pactuação da escola com a Unidade Básica de Saúde para a realização do PSE, as residentes realizaram um contato prévio com a direção, agendando dia e horário para realização das atividades. Foram necessários três encontros, a fim que pudéssemos atingir todas as turmas daquele turno. Utilizado material impresso e vídeo para abordar o assunto, com o objetivo de tornar a atividade mais dinâmica para os alunos, de maneira que eles compreendessem o tema que estava sendo apresentado. Esta experiência possibilitou, além do envolvimento com a organização e a realização da atividade, proporcionou as residentes realizar a integração entre os serviços de saúde e educação. Essa aproximação do residente com atividades coletivas, permite que este conheça o território e os aspectos socioculturais da comunidade que estão inseridos. A escola é ambiente importante para a pratica da enfermagem e o PSE veio resgatar novos campos de ação para os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde.


Palavras-chave


Atenção Primária em Saúde, Programa Saúde na Escola, Promoção em Saúde, Atividade Coletiva.

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