Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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OS DESAFIOS DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
Margarete Alves Robledo

Última alteração: 08-09-2018

Resumo


 

A atuação do profissional psicólogo no contexto familiarpassa por circunstâncias especificas,dentre elas, problemas de comunicação e relacionamento com os filhos. Nesse cenário fora realizada atividades práticas de intervenção, estas, foram realizadas em dois encontros com duração de 2 horas, no Centro de Evangelização e Aconselhamento Pastoral (CEAP), entre as datas de 19 de fevereiro à 07 de julho de 2018, com o seu público alvo mães e avós entre as idades de 31 a 59 anos, que teve como objetivo analisar os desafios dos pais na educação dos filhos. Foram abordados assuntosde forma prática de intervenção: conversas, informações, dinâmicas de grupo e apresentações em Power Point, sobre práticas educativas relativas ao estabelecimento de limites, à comunicação, ao ensino de responsabilidades e que à expressão de afeto são apontadas como essenciais à promoção de auto-estima, autoconfiança, autonomia e habilidades sociais nos filhos. Pais que estabelecem regras e zelam para que elas sejam cumpridas, que valorizam a aquisição de responsabilidades gradativas, que encorajam o diálogo e se dispõem a ouvir a criança despertando interesse, no sentido de se tornarem obedientes as regras e limites estabelecidos por seus pais. Desta forma será estabelecida uma prevenção a condutas impulsivas, agressivas ou excessivamente inibida. Por outro lado, uma relação pouca afetuosa com os filhos, o uso de práticas disciplinares coercitivas ou inconsistentes e uma supervisão inadequada do comportamento dos filhos aumentam o risco das crianças desenvolverem problemas comportamentais e emocionais significativos. (Gomide, 2003; Salvo, Silvares & Toni, 2005). Com isto forampontuadasdiversas práticas, em sua maioria negativas, como: palavras ofensivas, agressão física e pouca assistência às necessidades de seus filhos. Através de relatos pode-se analisar uma mudança de comportamento das responsáveis. Observou-se que as práticas educativas parentais contribuíram positivamente para que as mães melhorassem a abordagem de educação de seus filhos.No final do segundo encontro,onde elas obtiveram um espaço de reflexão entre o primeiro e segundo, sobre comunicação e o diálogo com filhos, puderam repensar sobre seus papeis como mães e investirem em formas de educação saudáveis, que posteriormente resultará na construção de uma sociedade melhor.


Palavras-chave


educação, pais, filhos, psicologia.

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