Portal de Eventos da ULBRA., XVIII FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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CONSTRUÇÃO DE LUZ NEGRA COM O USO DE SMARTPHONES COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Savana dos Anjos Freitas, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Última alteração: 08-09-2018

Resumo


O presente trabalho visa apresentar uma aula realizada com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Canoas que ocorreu em 2017. Os estudantes eram participantes do subprojeto PIBID de Física da Universidade Luterana do Brasil, no qual participam no turno inverso de suas aulas. O objetivo deste trabalho é de expor de que maneira uso de smartphones pode contribuir para o ensino e Física em estudantes do nível fundamental. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi por meio do uso de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), sequência didática elaborada por Marco Antonio Moreira (2011). A UEPS é composta por oito etapas sequencias que tem como intuito auxiliar estudantes a terem uma aprendizagem significativa. Acreditamos que as tecnologias podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos estudantes, posto isso, a escolha de realizar uma experiência que utilizasse smartphones. Essa aula que será dissertado neste trabalho teve duração de 2h/a e teve como objetivo ensinar aos alunos o conceito da luz ultravioleta por meio da construção da luz negra com o uso de smartphones baseado em um vídeo de um canal do YouTube. A aula teve início questionando os alunos sobre a luz negra que é comumente utilizada em determinadas festas após, com o uso de fita adesiva transparente e uma caneta marcador permanente azul. Os alunos foram convidados a utilizarem seus smartphones e colar fita adesiva em cima do flash e logo, pintar com a caneta e fazer isso determinadas vezes. Para exemplificar os alunos escreveram em folhas A4 com marca texto fluorescente e também em seus braços. Após os estudantes utilizaram a luz negra construída com o smartphone e iluminaram as folhas. Assim, após a construção da luz negra, foi explanado aos estudantes sobre o espectro eletromagnético e posteriormente, sobre a luz ultravioleta e sobre a fluorescência, explicando porque determinados materiais brilham ao ser exposto a luz ultravioleta. Por conseguinte, através das observações e do diário de bordo dos PIBIDianos foi verificado que o uso de smartphones contribuiu para os estudantes terem curiosidade e interesse em aprender, sendo essa uma das duas condições que David Ausubel (1980) retrata em sua teoria da Aprendizagem Significativa.

Palavras-chave


Luz ultravioleta; Smartphones; Ensino Fundamental; PIBID.

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