Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE COMPARATIVA DO CUSTO-BENEFÍCIO DE ADITIVOS COMBINADOS EM FILMES DE POLIPROPILENO BIORIENTADO (BOPP)
Manoel Neto

Última alteração: 23-10-2019

Resumo


Com o passar dos anos as indústrias de embalagens, assim como os demais segmentos, têm optado por diversas ferramentas para o aumento e/ou melhoria da produtividade em paralelo à redução de custos de produção e de processamento, afinal fatores econômicos devem sempre ser considerados. Investimentos em setores como engenharia e pesquisa e desenvolvimento tem sido constantes afim de alcançar esse objetivo. Esses setores tem como um dos focos de estudo os custos relacionados às matérias-primas e insumos onde, dependendo das variáveis envolvidas (processamento, logística, aplicação, etc.), podem acarretar em um custo maior ou menor ao produto final.

O trabalho consiste em um estudo de caso, voltado à indústria de filmes flexíveis para embalagens plásticas de polipropileno biorientado (BOPP), com o objetivo de analisar o custo-benefício de dois aditivos combinados, de origens distintas e em concentrações diferentes a partir do efeito deles no filme e análise do custo de produção. Foram realizados testes em amostras de filmes de 20 micras de espessura durante dois meses. Os ensaios feitos foram para determinação do coeficiente de fricção (COF) utilizando uma máquina de ensaio de atrito para filmes plásticos, modelo 32-07 de marca Testing Machines Inc. e seguindo as diretrizes da norma ASTM-D1894, ‘método padrão de análise de coeficientes de fricção estático e dinâmico de filmes plásticos’.

Foram obtidos valores bem aproximados de COF para as duas amostras, porém a análise de custo comprovou que o rendimento de um em relação ao outro, ao longo de um ano, pode gerar uma economia de milhões de reais.


Palavras-chave


Custo; Polipropileno; BOPP; Aditivos; COF.