Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS - CEULM
Oliveira Pereira Pereira de Oliveira, Raquel Freitas Reis

Última alteração: 21-10-2019

Resumo


A palavra patologia tem em sua origem o sentido de estudar uma dada doença; em termos técnicos, pensando no campo da engenharia civil, tal vocabulário tem a ver com o estudo da origem dos possíveis problemas que permeiam a edificação, que podem resultar em patologias como modificação na estrutura, falha nas fundações, nos materiais constituintes da edificação, bem como, a segurança, o conforto e a durabilidade da edificação.

As fundações são elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente do solo. Seu comportamento a longo prazo pode ser afetado por inúmeros fatores, iniciando por aqueles decorrentes do projeto propriamente dito, que envolve o conhecimento do solo, pode envolver procedimentos construtivos e acontecimentos pós-implantação, incluindo sua possível degradação. Um problema comumente apresentado na relação entre o solo e as fundações é chamado recalque diferencial, que são deslocamentos verticais ou seja recalque diferencial ou adensamento, é um fenômeno que acontece quando uma construção sofre um rebaixamento causado pelo espaçamento do solo em que foi levantada. Essa diferença de nível, nada mais é do que o rebaixamento de uma parte da fundação, resultando em esforços estruturais inesperados, e nos casos mais acentuados pode levar o desmoronamento da edificação. Com os estudos atuais, é possível afirmar que as trincas e rachaduras em paredes e estrutura da edificação podem ter relação direta com o recalque diferencial.

 

Entende-se que são muitos os danos causados pelas patologias das fundações e que podem comprometer a edificação em sua estética, funcionalidade ou estabilidade.

Este trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo de caso das patologias, apresentadas nas fundações de uma edificação e definir métodos de prevenção, recuperação, mitigação e/ou manutenção. Estrutura-se como objetivos específicos, realizar o levantamento bibliográfico das principais causas de patologia em fundações; Realizar o estudo de caso e identificar os tipos de fundações existentes na edificação; Apontar as características das patologias que influenciam na estrutura do imóvel; Propor recuperações e apresentar as vantagens e desvantagens desse processo.

Numa visão técnica construtiva, o trabalho justifica-se, pelas investigações patológicas em fundações existentes na edificação em estudo, além da proposição de soluções técnicas reparadoras.

Palavras-chave


Fundações, Patologias, Tratamento e Causas