Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS MISTURAS ASFÁLTICAS MORNAS COMO TECNOLOGIA PARA A REDUÇÃO DE GASES POLUENTES NO MEIO AMBIENTE
EVELYN FERREIRA DA SILVA

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


A questão de estarmos constantemente em desenvolvimento é um assunto de grande importância para a sociedade contemporânea. Levando consideração esse contexto surge diversas preocupações com o meio ambiente, principalmente a cerca do nível de gases poluentes lançados na atmosfera durante o processo de usinagem que afetam não somente o meio ambiente como também a saúde dos trabalhadores.

O procedimento atual da usinagem das misturas asfálticas libera uma quantidade excessiva de gases nocivos ao meio ambiente. Um dos tipos mais usados são as misturas quentes que se destacam por produzir gases tóxicos como metano (CH4), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO). Além de outras substâncias cancerígenas. Diante disso faz-se necessário à implantação de novas tecnologias para a diminuição desses gases.

As Adoções de misturas mornas tendem a tentar solucionar o problema da alta temperatura nos processos da mistura asfáltica e com isso reduzir a emissão de gases. Deste modo, o trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa na literatura acerca de novas tecnologias técnicas e ambientalmente corretas para misturas asfálticas, com intuito de resolver estas problemáticas.


Palavras-chave


GASES POLUENTES. TECNOLOGIA. MISTURA MORNA