Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
O PLANEJAMENTO URBANO COMO FERRAMENTA PRINCIPAL DA URBANIZAÇÃO, Inovação e Inclusão - TCC I
Lucas Peres de Paula Cardso

Última alteração: 16-10-2019

Resumo


O Brasil conhecido por sua extensão apresenta em todo seu território um grande número de municípios, esses que em sua grande maioria não apresentam uma condição urbana minimamente satisfatória. Contundo, a partir do crescimento populacional, as cidades que antes já não conseguiam suprir suas próprias necessidades, sejam elas em dimensão sociais, ambientais ou econômicos, se aproximam cada vez mais da decadência.

Trazendo a presente problemática ao Amazonas, mais precisamente a sua capital Manaus, observamos tais problemas. Quanto a fatores sociais, podemos citar a enorme falta de segurança, a má qualidade presente não somente na educação e no transporte, mais na saúde pública. Em fatores ambientais, se apresenta igarapés parcialmente ou totalmente poluídos. No dimensionamento infraestrutural, a cidade apresenta graves problemas de drenagem, assim como recorrentes problemas de abastecimento em alguns de suas regiões. No campo econômico, não se faz presente grandes incentivos para a concepção de novos negócios. Quanto ao campo gerencial e o territorial, apresentam igualmente problemas que interferem diretamente na vida dos habitantes da presente capital.

Diante do exposto, o presente trabalho buscar realizar uma análise urbanística na cidade de Manaus, mais precisamente no seu centro histórico, por conseguinte, levanto possíveis problemas relacionados as dimensões urbanas:  infraestrutural, econômica, social, ambiental, etc. Com concretização de possíveis problemáticas serão exploradas soluções viáveis para tais, assim, buscando aprimorar a qualidade de vida da população que ali se encontra.

 


Palavras-chave


Urbanismo. Planejamento Urbano. Problemáticas Urbanas.