Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
O AGREGADO GRAÚDO COMO MATERIAL PARTÍCIPE DE MISTURAS ASFÁLTICAS*
Leandra Lira Alencar

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


Com a constante ampliação da construção civil de pavimentação em Manaus, faz-se necessário um escoamento de cargas crescente nos centros urbanos, de forma geral, o revestimento asfáltico precisa atender os requisitos de inclusão a rigidez, estabilidade, durabilidade, permeabilidade, trabalhabilidade, ao longo dos anos dependendo das propriedades, estando todas dentro dos parâmetros normais obra terá o tempo de uso conforme a especificação em norma.

De acordo com a norma NORMA DNIT 412/2019 a mistura asfáltica é composta por agregados de diferentes tamanhos em proporções convenientemente escolhidos com o teor de cimento asfáltico que atenda aos requisitos de desempenho previstos, nos seus vários aspectos.

Os revestimentos asfálticos são responsáveis por resistir às cargas do tráfego, os mesmos são impermeabilizados e funcionam em conjunto com as estruturas do pavimento, trazendo conforto e segurança aos usuários de rodovias. Na cidade de Manaus por ventura do Polo Industrial de Manaus-PIM, esse fato denota uma importância maior.

Neste segmento, proporcionar uma mistura asfáltica com boa resistência mecânica é de grande importância, assim, os ensaios de laboratório e a experiência prática devem indicar como uma rocha que existe há milhões de anos irá se comportar durante sua vida de projeto em um pavimento, participando como um agregado graúdo. Esse é o objetivo de ensaios como o tamanho e graduação; Limpeza; Resistência à Abrasão; Forma das partículas; Absorção; Adesividade ao ligante betuminoso; Massa Específica, entre outras características.

Este trabalho tem como objetivo analisar as principais características físicas e mecânicas dos agregados graúdos como material integrante das misturas asfálticas.