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EDUCAÇÃO EM SAÚDE A NÍVEL HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Walter Junio Bentes Grangeiro, Stefany guimares duarte, Lorenna Dos Santos Soares

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


Objetivo: Relatar a experiência da educação em saúde sobre Lesão Por Pressão (LPP) e Protocolo de Manchester realizada aos clientes e acompanhantes. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência de acadêmicos do Curso de Enfermagem que desenvolveram ações de educação em saúde sobre o Protocolo de Manchester na sala de espera da urgência e LPP para clientes e acompanhantes presentes na enfermaria durante a disciplina Módulo de Prática Supervisionada em Semiotecnica em um Hospital público da cidade Manaus. Resultados: Na sala de espera tendo conhecimento sobre o protocolo de Manchester o usuário fica ciente acerca do tempo de espera para o atendimento. Nas enfermarias foi possível discutir acerca da prevenção e  cuidados com as LPP para que o cliente e o acompanhante, por meio do conhecimento adequado, possam assim prevenir e cuidar caso essa já se faça presente. Conclusão: A vivência proporcionou aprofundar conhecimentos acerca do Protocolo de Manchester e LPP. Durante as ações, houve interesse do público-alvo nos assuntos, pois eles não sabiam o motivo do tempo de espera. Ainda, permitiu-se uma melhor assistência aos clientes e seus cuidadores visando um melhor desfecho no cuidado das Lesões Por Pressão. Implicações para enfermagem: Os enfermeiros necessitam desenvolver com frequência as atividades de educação em saúde a nível hospitalar. Assim, faz-se necessário que reconheçam a necessidade de apropriar-se desta atividade pela sua importância enquanto prática social.


Palavras-chave


Educação em saúde, Lesão por Pressão, Hospital