Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
DISPOSITIVO DE REFORÇO ESTRUTURAL PARA CADEIRA DE RODAS DOBRÁVEIS
Hemeson Lima Farias

Última alteração: 17-10-2019

Resumo


Devido às condições precárias das vias públicas do país e da falta de planejamento e acessibilidade, os cadeirantes que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2010), correspondem cerca de 1,3% da população que possui algum tipo de dificuldade de locomoção, e estes em sua maioria, encontram dificuldades devido às  cadeiras de rodas dobráveis não serem construídas para uso em vias públicas, e sim para ambientes de piso regular.

Visto que as cadeiras de rodas ideais para esse tipo de locomoção serem de estrutura monobloco e resistentes às péssimas condições das vias públicas acabam por ter valores elevados, cabendo salientar que grande parte dos cadeirantes possuírem um salário mínimo como renda mensal, como aponta os dados do IBGE (2010). Estes por não terem facilidade em adquirir as cadeiras ideais para seu uso acabam por utilizar as cadeiras dobráveis, que possui um valor acessível, o que acarreta com a constante manutenção em suas cadeiras de rodas. Cota et al (2010) desenvolveram um estudo com a utilização de compósitos de fibra de carbono, conseguindo resultados significativos em resistência da estrutura da cadeira de rodas, mas de custo elevado.

Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo desenvolver um projeto que prolongue a vida útil da cadeira de rodas, com base nos pontos críticos levantados por Dias et al (2013) que por meio de seu trabalho acadêmico encontraram as áreas de maior fadiga da estrutura. Com base nas informações levantadas, o dispositivo será modelado por meio de um software de modelagem computacional e que supra as necessidades do projeto, e por meio dele, selecionar o material que atenda as especificações do modelo, com seus resultados selecionar o material que supra o melhor custo-benefício e submeter o dispositivo a analise estrutural.

Com os resultados da simulação do reforço estrutural, na redução dos esforços da estrutura, espera-se obter resultados satisfatórios, diminuindo as manutenções da cadeira de rodas e com isso ocasionando uma melhoria na qualidade de vida dos cadeirantes.