Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
ROTEIRO DE CÁLCULOS PARA DIMENSIONAMENTO DE UM TROCADOR DE CALOR TCC I
Camila Santos Gusmão

Última alteração: 17-10-2019

Resumo


O processo de troca de calor entre dois fluidos que estão a diferentes temperaturas e separados por uma parede sólida ocorre em muitas aplicações da engenharia. O trocador de calor é um dispositivo utilizado para implementar e facilitar uma troca térmica (INCROPERA; DEWITT, 2003).

De acordo com Kreith e Bohn (2003), os trocadores de calor se mostraram cada vez mais essencial para o meio industrial, à medida que engenheiros e projetistas se preocupam frequentemente em aperfeiçoá-los através de pesquisas e otimização de projetos, levando em consideração a análise térmica, retorno econômico do investimento e retorno de investimento de energia de um sistema. Até então o seu uso não pode se restringir somente ao uso industrial já que podemos ver aplicações em residências, como por exemplo, o condicionamento de ar e a preservação de alimentos.

Sabe-se que por se tratar de uma ampla área, se torna dificultoso projetar um equipamento como esse levando a erros e possíveis dispositivos que não cumprem seus requisitos. A partir das informações abordadas surge a seguinte problemática e questionamento: como se realizar um projeto de dimensionamento de um trocador de calor?

Devido a sua tamanha importância, existe a preocupação do aperfeiçoamento dos trocadores de calor. Tendo em vista essas circunstâncias esse trabalho levantará o dimensionamento de um trocador de calor, com intuito de servir como orientação pra pesquisas e projetos do mesmo cunho.

O objetivo geral desse trabalho é produzir um roteiro de cálculos para o dimensionamento de trocador de calor, que permita através do mesmo o aprimoramento de conhecimentos relativos à transferência de calor, tendo como objetivos específicos: expor o roteiro de cálculos para dimensionar um trocador de calor com os seguintes cálculos: Taxa De Transferência De Calor Para Fluido Quente, Temperatura De Saída Para Fluido Frio, Velocidade Dos Fluidos, Número De Reynolds, Número De Prandtl, Número De Nusselt, Coeficiente De Calor Por Convecção, Resistência Termica, Coeficiente Global De Transferência De Calor, Comprimento Do Trocador De E Diferença Logarítmica.

A importância do presente trabalho, é que através dele o processo do dimensionamento de trocadores de calor se torne mais claro, auxiliando em futuras pesquisas acadêmicas e facilitando o entendimento em disciplinas voltadas a Engenharia Mecânica.


Palavras-chave


(Dimensionamento; Cálculo; Tocador de Calor).