Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA CONSULTA PRÉ-NATAL NO MUNICIPIO DE BARCELOS
ARIELLA Auxiliadora Barroso Pires Dos Santos, Beatriz Ferreira Monteiro, Luany Gomes da Silva, Willams Costa de Melo, Wagner Ferreira Monteiro

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


Introdução: O pré-natal na rede básica de saúde é realizado pelo enfermeiro e pelo médico e objetiva monitorar, prevenir e identificar intercorrências maternas e fetais e, ainda, realizar atividades educativas acerca da gravidez, parto e puerpério. No entanto, compete ao enfermeiro o acompanhamento das mulheres com ausência de complicações, cadastradas no pré-natal de baixo risco1. A gravidez e o parto são considerados eventos fisiológicos na vida das mulheres. No entanto podem levar a alterações físicas e emocionais, requerendo cuidados por parte da família e dos profissionais de saúde que prestam assistência pré-natal, justificando a atenção para além de um útero gravídico2. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada em uma Unidade Básica de Saúde do Município de Barcelos, nas consultas de Pré-natal de Baixo Risco realizadas durante o Estágio Supervisionado I em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, pautado no relato de experiência da vida acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem, baseado no Estágio Curricular I – Enfermagem na Atenção Primaria e Saúde da Família e Coletividade, realizado no segundo semestre de 2019. Resultados/discussões: Os acadêmicos experienciaram a oportunidade de realizar o acolhimento às gestantes e acompanhantes, forneceram orientações acerca da gestação, das mudanças no organismo decorrentes da gravidez, sobre alimentação saudável, prática de exercícios, trabalho de parto e parto, realização dos exames, vacinação; foram sanadas as dúvidas das gestantes e acompanhantes sobre as questões que emergiram durante a consulta de enfermagem. Além disso, as discentes conheceram a finalidade dos impressos e o seu preenchimento, aprenderam a realizar o exame obstétrico, as evoluções de Enfermagem. Considerações finais: Para que os futuros enfermeiros realizem a assistência pré-natal de qualidade e com competência, faz-se necessário o desenvolvimento de inúmeros conhecimentos e habilidades desde a prática acadêmica, e sendo oportunizado essa experiência de estágio rural, foi possível ter uma ótica diferente da assistência de enfermagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: Pré-Natal, Atenção Primaria, Enfermagem.

REFERÊNCIAS

 

1. Ramos, A S; Rocha, SC; Muniz, FF; Nunes, SF. Assistência de enfermagem no pré-natal de baixo risco na atenção primária. Revista Caderno de Saúde Coletiva, 2016.

 

2. Duarte SJH, Borges AP, Arruda GL. Ações de enfermagem na educação em saúde no pré-natal: relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso. Rev Enferm. Cent. O. Min. 2011.

 


Palavras-chave


Pré-Natal, Atenção Primaria, Enfermagem