Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE REDE ÁEREA COMPACTA EM LOTEAMENTO NA CIDADE DE MANAUS – ESTUDO DE CASO
WAGNER DIAS REIS

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


No contexto histórico de desenvolvimento do sistema de distribuição de energia elétrica no Brasil as redes aéreas convencionais são as mais utilizadas devido à grande necessidade de expansão do sistema elétrico e a necessidade da redução de custos, uma vez que as redes convencionais são mais econômicas em comparação as redes compactas e subterrâneas no ato da instalação.

De acordo com Sousa (2015) a grande insatisfação com o desempenho das redes aéreas convencionais de distribuição tornou-se uma problemática, pois a taxa de fornecimento de energia era falha, a qualidade era baixa e o impacto ambiental era exorbitante, nesse contexto iniciaram-se estudos relacionados ao desenvolvimento  de novas tecnologias, com intuito de minimizar os impactos e elevar a qualidade de energia fornecida, surgindo assim as redes de distribuição compactas.

O eminente projeto tem como princípio a implantação das redes aéreas compactas em loteamentos, que vem crescendo cada vez mais. Dentro disso, o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso é aplicar métodos de análise, dimensionamento e estruturação de projeto de redes de distribuição do tipo compacta em um loteamento na cidade de Manaus. Bem como demonstrar as vantagens da tecnologia, realizar elaboração de projeto de rede compacta e realizar o levantamento de custos de implantação da rede.

Este estudo foi desenvolvido devido ao interesse das concessionárias em distribuir energia de qualidade, reduzir falhas e aumentar o desempenho do sistema de distribuição, visando fornecer energia elétrica de qualidade de acordo com as determinações da concessionária local, ABNT NBR 14039 e PRODIST módulo 08 (Aneel, 2018).