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VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM PRÁTICA EDUCATIVA ACERCA DO ALEITAMENTO MATERNO
Florizia Endria Tavares Reis, walter junio bentes grangeiro, Beatriz ferreira monteiro, Aderlaine da silva sabino

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


Introdução: Amamentar é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional, fisiológico e cognitivo da criança, e em sua saúde no longo prazo, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos na educação em saúde acerca do aleitamento materno em Alojamento Conjunto (ALCON). Metodologia: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em uma Maternidade Pública da cidade Manaus, durante a unidade curricular prática da disciplina MPS em Neonato do Curso de Enfermagem de uma universidade privada, no segundo semestre de 2019. Resultados/discussões: Durante a prática, as puérperas demonstraram dúvidas quanto a pega correta, posições maternas, tipos de mamilos e causas de problemas mamários como fissura e ingurgitamento, tidos como fatores de risco para o aleitamento materno exclusivo. Além disso, os acadêmicos orientaram acerca da amamentação em livre demanda, armazenamento e doação do leite e mencionados os benefícios ao binômio mãe-bebê. Conclusão: Esta vivência proporcionou aos acadêmicos não só a criação do vínculo com a puérpera que potencializa a adesão e escuta das orientações, como também a oportunidade de empregar a linguagem cientifica na forma de linguagem comum. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O enfermeiro é de suma importância na prática do Aleitamento Materno com foco na prevenção de intercorrências visando reduzir o desmame precoce associado a falta de conhecimento e orientação. No entanto, tudo se inicia no pré-natal com orientações que devem ser intensificadas no Alcon, ou seja, um trabalho conjunto dos enfermeiros da ESF e assistencial.


Palavras-chave


Aleitamento materno. Educação em saúde. Enfermagem