Portal de Eventos da ULBRA., X MOSTRA CIENTÍFICA E INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CEULM/ULBRA

Tamanho da fonte: 
A RELEVÂNCIA DA FOTOTERAPIA EM RECÉM-NASCIDOS COM ICTERICIA: VIVÊNCIA ACADÊMICA
Beatriz Ferreira Monteiro, Ariella Auxiliadora Barroso Pires dos Santos, Jamisson Cruz silva, Willams costa de melo, Bianca jardim vilhena

Última alteração: 22-10-2019

Resumo


Introdução: A icterícia é uma das alterações mais frequentes tanto em recém-nascidos (RN) termo quanto pré-termo. A manifestação clínica hiperbilirrubinemia no plasma pode ser notada quando os níveis séricos de bilirrubina total se encontram acima de 5-7mg/dL. A fototerapia é a conduta mais utilizada, por ser um método não invasivo e de alto impacto na diminuição dos níveis de bilirrubina plasmática, e consiste na exposição do recém-nascido a luz de alta intensidade(GONÇALVES, 2008). Objetivo: relatar a experiencia de acadêmicas do curso de enfermagem durante a disciplina do modulo de prática supervisionado na saúde do neonato durante a assistência de enfermagem ao recém-nascido em fototerapia, em uma maternidade de referência de Manaus-AM. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, pautado no relato da vivência dos acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus realizado no segundo semestre de 2019. Resultado/discussões: No decorrer do estágio foi possível desenvolver a assistência de enfermagem acompanhada pela docente da disciplina, de forma que foi possível relacionar e fundamentar a práxis. Observou-se que o recém-nascido submetido à fototerapia exige um cuidado diferenciado e depende da equipe multiprofissional, na qual esta equipe necessita conhecer e estar atenta para todos os sinais e sintomas exibidos pelo RN, com vista a prevenir complicações e aumentar a eficácia da equipe terapêutica. Considerações finais: Diante disto, foi possível perceber a relevância da fototerapia para o neonato ictérico, onde a mesma pode atuar tanto de forma preventiva como terapêutica. A atuação do enfermeiro frente ao atendimento do neonato ictérico, tem como foco a promoção a estabilidade da saúde do mesmo. A vivência contribuiu de maneira significativa para o conhecimento mais amplo da importância da fototerapia, assim como dos cuidados necessários para garantir uma assistência de enfermagem de maior qualidade.

Palavras-chave: Icterícia neonatal. Fototerapia. Cuidado de Enfermagem.

Referências:

1Gonçalves, Filho J. Neonatologia: guia prático. João Pessoa: Idéia; 2008.

2Sena TDC, Reis RP, Cavalcante JBN.  A importância da atuação do Enfermeiro no tratamento da ictericia neonal. [Internet]. Rev. Eletr. Enf. 2015[acesso em 19 out 2019]. Disponível em: https://docplayer.com.br/44961717.

3Moreira VL, Sacramento CB, Alecrim AF  et al. Ictericia neonatal e fototerapia: contribuição do enfermeiro para a eficácia do tratamento. [Internet]. Rev. Pesq. Enf  2010. Acesso em  19 out 2019. Disponível em : http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=505750833021.

 


Palavras-chave


Icterícia neonatal. Fototerapia. Cuidado de Enfermagem.