Portal de Eventos da ULBRA., VIII Mostra Científica Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DO ASFALTO A FRIO PARA RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO ASFÁLTICO
Joilson Souza Elias, Fernando de Farias Fernandes

Última alteração: 17-10-2017

Resumo


Basicamente um país é construído sobre rodovias, se bem projetadas, construídas e mantidas, representam um patrimônio de significativo valor estratégico, que por meio da utilização do modal rodoviário, transporta-se a economia de uma nação. Por outro lado, se desconsideradas, pode representar declínio econômico em todos os setores importantes da economia de um País. A exemplo, no Brasil, a principal forma de locomoção é o transporte rodoviário, que conta com 1,8 milhões de quilômetros de estrada e rodovias, por onde trafegam cerca de 56% de todas movimentação de cargas no País, o que portanto, exige a da infraestrutura das rodoviária, um pavimento que suporte o tráfego intenso de variados veículos leves e pesados por períodos de 10, 15 até 20 anos, sem grandes intervenções de reestruturação, mantendo-se as condições de segurança, economia e conforto dos usuários. O presente trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão do uso asfalto à frio, como alternativa para operações de tapa buracos e baseado neste contexto. O trabalho analisou as vantagens e desvantagens da utilização deste material, em um comparativo com projetos realizados com o asfalto convencional. A aplicação do asfalto à frio foi realizado nas vias de acesso da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST-UEA), o que permitiu mensurar além das vantagens de aplicação, tempo de aplicação, logística, baixo uso de mão de obra, ferramentas, maquinário leves e pesados, reduzidos impactos ambientais de vizinhança, emissões atmosféricas e ainda reduzida interferência no fluxo de veículos e pedestres durante a aplicação, o que também permitiu avaliar, a viabilidade econômica do asfalto à frio, que a longo prazo, ainda traz significativas vantagens devido a sua vida útil permite regimes de manutenção flexíveis e intervalos mais distanciados, sem comprometer a qualidade e mantendo as prerrogativas de segurança, econômia e conforto dos usuários. O asfalto à frio se mostra uma alternativa de pavimento mais alinhados com as questões atuais de socioeconómicas e ambientais.

Palavras-Chave: Pavimentos. Vantagens. Segurança.


Texto completo: PDF