Portal de Eventos da ULBRA., VII Mostra Científica Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão

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Uso de Resíduos de Construção e Demolição na Pavimentação Asfáltica
Daniel Souza Coutinho Filho, Reginaldo José Queiroz de Souza

Última alteração: 05-10-2016

Resumo


O trabalho apresentado tem por objetivo realizar estudo sobre a utilização de resíduos de construção e demolição (RCD) como agregado graúdo em concreto asfáltico, devido a carência histórica de material pétreo no município de Manaus-AM. A pesquisa expõe características peculiares do material alternativo, comparando com o seixo rolado, elemento usual nas misturas asfáltica utilizadas na região. Mostrando também estudos dos impactos ambientais causados pela disposição do RCD em locais inadequados causando riscos à saúde e à segurança pública, por conta de enchentes, assoreamento de cursos d’água e pontos de animais nocivos. As leis que regem o uso do resíduo de construção e demolição foram utilizadas para classificar os materiais adequados para utilização na pavimentação asfáltica. Realizou-se pesquisa bibliográfica como meio de embasamento teórico, tabelas de comparação entre o RCD e outros agregados graúdos foram utilizadas para mostrar a possibilidade d uso do RCD na pavimentação asfáltica. Foi constatada a viabilidade do uso do RCD em concreto asfáltico, em substituição ao seixo, independente da temperatura ou da velocidade do carregamento. O módulo de Resiliência e a deformação acumulada nos ensaios pesquisados, presentes no trabalho demonstram que, para a temperatura de serviço típica da cidade de Manaus que, é em torno de 40º C, a mistura alternativa tem melhor desempenho que aquela contendo material natural. Contudo, o Resíduo de Construção e Demolição se mostrou susceptível à ação da umidade. Conclui-se, baseado nas pesquisas realizadas, que a forma irregular e a textura superficial rugosa do agregado de resíduo foi responsável por um aumento no atrito entre as partículas no esquema estrutural da mistura, colaborando com a resistência ao cisalhamento, especialmente para as temperaturas mais altas de operação na cidade de Manaus, quando a fase viscosa apresenta grande influência no comportamento mecânico do pavimento asfáltico feito com resíduo de construção e demolição na cidade de Manaus.