Portal de Eventos da ULBRA., VII Mostra Científica Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
A LOGISTICA NA DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS
Giovane Bonacin

Última alteração: 04-10-2016

Resumo


RESUMO: A preocupação das empresas de transportes e distribuidoras de derivados de petróleo cresce a cada dia com os atrasos nos carregamentos, ao iniciar o processo da logística de entrega dos seus produtos. Esta preocupação vem aumentando devido a diversas reclamações e descontentamento dos clientes fazendo assim a necessidade de buscas de soluções aos setores internos da empresa Distribuidora para sanar os problemas encontrados no processo. Pensando nisso, propos-se a analisar a logística de distribuição de combustíveis em uma empresa  de derivados de petróleo na cidade de Manaus, estado do Amazonas e como objetivo geral apresentamos desenvolver uma metodologia de eficiência para o auxílio da empresa no transporte ao cliente. O presente estudo trata-se de uma análise exploratória, de metodologia qualitativa, em que os dados foram coletados através de entrevistas gravadas, transcritas e avaliadas através da analise de conteúdo, realizadas com funcionários ligados aos processos logísticos de uma empresa de derivados de petróleo e clientes proprietários de postos de combustíveis, num total de dez entrevistados. Foram implementadas três medidas para otimizar o processo logístico da empresa: 1. Criação de uma ferramenta de gestão para acompanhamento do processo desde o pedido até a entrega (Central de Vendas Inteligentes); 2. Ações diretas com os clientes, como orientações de solicitação de pedidos com antecedência de 24h; e 3. um cronograma empresarial de reuniões ordinárias para apresentação de resultados dos processos dos pedidos. As iniciativas de logística adotadas para a empresa possibilitaram melhorias e agilidade das entregas, bem como maior satisfação dos clientes. A logística tem exercido um papel dinâmico e importante como disseminadora de informações para a empresa estudada, evitando que o estoque dos clientes zere, como era observado anteriormente. Novas implementações como a criação de um aplicativo onde o cliente possa acompanhar o transporte do combustível através de sistema de rastreamento veicular vem sendo pensadas diante das avaliações das ações aqui propostas.

 

Palavras chave: logística, distribuição, combustível.