Portal de Eventos da ULBRA., VII Mostra Científica Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
O papel da Alienação Parental na formação do Complexo de Édipo: Um estudo de caso
Luana Darling Mendonça Cavalcante

Última alteração: 05-10-2016

Resumo


O Tema desta pesquisa “O papel da Alienação Parental na formação do Complexo de Édipo: Um estudo de caso” aborda os aspectos psicológicos concernentes à Alienação Parental nesse período tão importante para a formação psíquica. Buscando-se esclarecimentos, no sentido de averiguar as influências de uma separação conflituosa, serão abordados os prejuízos relativos à alienação que consiste, sinteticamente, em um dos cônjuges ou ambos usarem a criança para atingir o outro, seja por motivos financeiros ou represália por não conseguir lidar com a ruptura da relação.

O indivíduo alienador demonstra ter dificuldade de elaborar satisfatoriamente o luto decorrente da separação, pode sentir-se traído (a) ou rejeitado (a), o que faz surgir um desejo de vingança, demonstrado pela manipulação do filho, induzindo-o a um distanciamento físico e emocional, provocando uma quebra abrupta do vínculo, por meio de palavras e ações introjetando nela sentimentos que não são seus.

Muito embora algumas informações negativas, relativas ao cônjuge alienado, sejam verossímeis, não necessitam ser repassadas às crianças, pois ainda não a competem, tendo em vista seu ego estar em construção,o que provocaria, na criança, sentimento de abandono, culpa e tristeza.

O Ambiente no qual o indivíduo cresce vai lhe proporcionar marcas, características, formas de se relacionar que o acompanharão durante muito tempo ou até mesmo a vida toda e tais características se darão por meio de um processo de identificação com um dos genitores, ou ambos, servindo como um modelo.

A Alienação divide a criança entre aquilo que ela percebe e aquilo que é dito para ela, deixando-a confusa sobre seus próprios sentimentos, gerando conflito, dificuldades de relacionar-se e estabelecer vínculos com outras pessoas pois acaba interferindo em seu processo de identificação com os genitores

O Complexo de Édipo é um termo utilizado pela Psicanálise quanto à formulação do desenvolvimento sexual, decorrente de um desejo libidinoso pelo progenitor do mesmo sexo, e um ódio pelo progenitor do sexo oposto, que é superado por meio da sublimação desse ódio. A criança que antes via o pai como ameaça a seu relacionamento com a mãe, agora o vê como um meio de obtê-la se identificando com ele, e assim protegendo-se da retaliação dele, preservando assim o seu falo.

O primeiro tópico deste trabalho, fala a respeito da Alienação Parental, conceitos, de que forma se configura, e o impacto desta nas crianças. O segundo tópico refere-se ao “complexo de Édipo”, como um paradigma da psicanálise, coadunando com as  sete escolas de psicanálise, o complexo de Édipo, frente as diversas teorias dentro da psicanálise.

 

Palavras chave: Édipo, Formação, Alienação.