Portal de Eventos da ULBRA., VII Mostra Científica Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão

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O processo de Empoderamento em meninas em situação de Vulnerabilidade social
Fabiana Botelho Caldas, Agenildo Bentes da Silva, Eraldo Gonçalves Rocha Cesár Junior, Oyama Braga Martins Neto

Última alteração: 05-10-2016

Resumo


Este trabalho foi proposto devido a busca de desenvolver atividades educativas que propusessem o desenvolvimento da capacidade crítica de meninas em situação de vulnerabilidade social de forma a possibilitar a propensão a assumir um maior controle sobre os fatores pessoais, socioeconômicos e ambientais que as afetam. A partir da demanda levantada, o principal questionamento norteador foi: como se estabelece o desenvolvimento de atividades que potencializem esse processo de empoderamento de meninas em situação de vulnerabilidade social? Desta forma, de modo a detectar atividades educativas que contribuam para a promoção do empoderamento. Como metodologia utilizou-se a pesquisa ação no qual é realizada uma ação em conjunto com o objetivo da resolução de um problema coletivo e no qual o pesquisador e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo através de atividades educativas como dinâmicas, rodas de conversas, além de entrevistas informais e observação. .  Sobre os resultados esperados busca-se potencializar o processo de empoderamento realizando-se de atividades educativas que promovam a conscientização do individuo com relação aos aspectos convenientes a sua realidade e a mensuração dos aspectos que contribuem ou dificultem esse processo.