Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
AJUSTES INTRÍNSECOS DA TEMPERATURA CORPORAL DO RECÉM-NASCIDO E A INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO NOS MECANISMOS EXTRÍNSECOS
Greice Klein da Cruz, Marina Marantes Bordignon, Maria Isabel Morgan Martins, Naianne Marceli Rodrigues Ferreira, Eliane Fraga

Última alteração: 01-09-2017

Resumo


Durante a gestação, os mecanismos maternos se responsabilizam em manter a temperatura intrauterina, fazendo com que o feto se mantenha aquecido. A capacidade de manter a temperatura corporal, frente às variações do ambiente, é uma dificuldade do RN, fazendo da hipotermia um evento comum que deve ser evitado. O objetivo do trabalho foi uma investigação integrativa a respeito dos mecanismos de ajustes intrínsecos da temperatura corporal do recém-nascido com a intervenção do enfermeiro nos mecanismos extrínsecos. Trata-se de um estudo descritivo por meio da revisão integrativa da literatura, seguindo as seis etapas recomendadas por MENDES et al., 2008. Foram encontrados nas bibliotecas virtuais (Scielo, Pubmed, Lilacs, Medline, IBECS), dos últimos dez anos sendo selecionados 25 artigos dos 57 possíveis com os descritores regulação da temperatura; fisiopatologia da hipotermia no recém-nascido; equipamentos de apoio na regulação da hipotermia no neonato, sendo selecionados 18 que corresponderam ao título da questão norteadora e os critérios de inclusão. Quanto aos resultados os artigos foram analisados em três categorias: fatores que levam a perda da regulação corporal no neonato; à interferência do enfermeiro na regulação da temperatura do neonato e os métodos usados na regulação da temperatura do neonato. Quanto à discussão dos resultados os autores relatam que a regulação e manutenção da temperatura são os fatores críticos na sobrevivência e estabilidade do recém-nascido e os determinantes para o sucesso da adaptação cardiocirculatória e respiratória do neonato. Portanto, devem existir recursos, materiais e profissionais especializados e capazes de garantir observação rigorosa, além de tratamentos adequados aos recém-nascidos. E a aplicação de métodos que auxiliem nos mecanismos de manutenção da temperatura corpórea do recém-nascido, evitando assim hipotermia, bem como, mantendo o em ambiente aquecido. Com isso podemos concluir que o neonato necessita de uma assistência continua e adequada, fazendo com que os enfermeiros que trabalham com a saúde do RN, estabeleçam em suas rotinas assistenciais um melhor cuidado referente à termorregulação, privilegiando assim as características desse grupo que necessita de profissionais treinados tendo como meta uma boa assistência à qualidade de vida.


Palavras-chave


regulação da temperatura; fisiopatologia da hipotermia no recém-nascido; equipamentos de apoio na regulação da hipotermia no neonato.

Texto completo: PÔSTER