Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
IDENTIDADE NARRATIVA RESILIENTE EM JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE: O CASO DE KAREN
Andre Guirland Vieira, Jessica Helen, Pâmela Capone, Victoria Paim, Débora da Paz

Última alteração: 24-10-2017

Resumo


Introdução. Os achados de Jerome Bruner (1987) de que o Homem tende a organizar sua experiência com o mundo e sua memória em uma forma narrativa nos faz pensar aquela porção do mundo relacionada ao que chamamos de self como uma construção narrativa. O self passa a ser compreendido não como um núcleo isolado de consciência contido em nossa cabeça, mas como construído interpessoalmente. O problema da negociação de significados entre o indivíduo e a cultura tem sido atualmente trabalhado através do conceito de construção narrativa da identidade McAdams (2001). McAdams & McLean (2013) encontraram a produção de narrativas de vida coerentes como elemento fundamental na construção de um self resiliente. Objetivo. Este trabalho visa investigar a construção narrativa da identidade resiliente em adolescentes que passaram por situações de vulnerabilidade. Nós estudamos a produção de narrativas autobiográficas em busca dos processos envolvidos na construção da identidade resiliente. Metodologia. O presente trabalho insere-se em um estudo maior, envolvendo trinta casos. Participou deste estudo uma jovem de 16 anos cursando o ensino fundamental em uma escola da periferia da região metropolitana de Porto Alegre. Foi pedido autorização aos familiares,através da escola para a realização do estudo, via consentimento livre e esclarecido. Tendo anuência para participar da pesquisa, a aluna foi convidada a uma entrevista, na qual foi pedido que narrasse sua história de vida. A história foi gravada e posteriormente transcrita para análise. As narrativas de vida foram submetidas a uma análise descritiva de estrutura, processo e conteúdo, baseada nos sistemas de Gonçalves, Henriques e col. (2006). Resultados e Conclusão. Karen em todas as sequencias narrativas fica vulnerável por algum motivo, externo e/ou interno, mas após esse período de vulnerabilidade, reage e corrige e retoma o controle da situação no sentido da saúde e da resiliência. Karen constrói uma identidade narrativa retratada como uma pessoa que sofre uma ação opressiva, que se abate por isso e fica vulnerável, mas reage e com o próprio esforço e proatividade retoma o controle dessas situações no sentido do bem estar.


Palavras-chave


Adolescência, Vulnerabilidade, Resiliência, Narrativas

Texto completo: PÔSTER