Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
NEMATOIDES PARASITOS DE PEIXES MARINHOS COLETADOS NO LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL
Sr Souza, DMF, Sr Sarmento TS, Sr Morais JC, Sra Sodré NS, Sra Silva JMM, M.e Gallas M, Dra Silveira EF

Última alteração: 30-08-2017

Resumo


Introdução

A Ordem Perciformes reúne 456 espécies de peixes marinhos registradas para a costa brasileira. Dentre essas espécies, no litoral do Rio Grande do Sul, são encontradas para comércio as espécies Pogonias cromis (Linnaeus, 1766) (burriquete) e Pomatomus saltatrix (Linnaeus, 1766) (anchova).

O burriquete ocupa áreas de fundos arenosos na costa Brasileira e, em relação a alimentação, este peixe se alimenta de crustáceos, moluscos e peixes. A anchova, distribui-se mundialmente ao longo da plataforma continental dos oceanos temperados e temperados-quentes. Sua dieta inclui sardinhas, camarões e crustáceos.

Peixes mostram-se ótimos organismos para o estudo da ecologia de parasitos, sobretudo pela abundância de espécies destes hospedeiros, os métodos de captura e a facilitando em obter grandes amostras.

Objetivos

Este estudo objetivou registrar a ocorrência de nematoides em P. cromis e Po. saltatrix nos Municípios de Rio Grande e Tramandaí, RS.

Material e Métodos

Entre 2014 e 2016 foram adquiridos através de pescadores profissionais dos municípios de Rio Grande e Tramandaí, espécimes de P. cromis (n=6) e Po. saltatrix (n=25). Os espécimes foram transportados em caixa térmica para o Laboratório do Museu de Ciências Naturais da ULBRA, para posterior necropsia.

Os órgãos foram separados em placas de pétri identificadas e mantidos em solução salina à 0,65% para serem examinados com auxílio de estereomicroscópio. Os nematoides encontrados foram fixados em A.F.A à 65°C e posteriormente colocados em etanol 70°GL. A identificação foi realizada após clarificação e montagem dos nematoides em lâminas semipermanentes feitas com auxílio de Lactofenol de Amann.
Resultados e Conclusões parciais.

Em P. cromis foram encontrados espécimes de Dichelyne sp. localizados na região do intestino anterior, sendo classificados pelas seguintes características: cutícula com estrias transversais; extremo anterior do esôfago formando uma falsa cápsula bucal; cauda curvada ventralmente, cônica e afiada; espículos longos; fêmeas com vulva atrás do meio do corpo; ramos uterinos opostos.

Em Po. saltatrix os parasitos foram encontrados na região do intestino. Sendo classificados como Philometra sp. pelas seguintes características: Esôfago cilíndrico, curto, bulboso em sua extremidade anterior, glândula esofágica confinada às paredes do esôfago, útero ocupando quase todo corpo, ovários pequenos, um em cada extremidade do corpo.

Para o Brasil há registros de infecção por Philometra sp.  em Po. saltatrix apenas no Estado do Rio de Janeiro. Para o Rio Grande do Sul, Dichelyne sp. foi registrado apenas em Micropogonias furnieri, e Umbrina canosai.
Esta é a primeira ocorrência de Philometra sp. em Anchovas no RS e a primeira ocorrência de nematoides em Burriquete no Brasil.

 


Palavras-chave


Parasitos, Helmintos, Peixes.

Texto completo: PÔSTER