Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA SOBRE GESTÃO
Karengallas da Rosa Gallas

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


Introdução: O sucesso de um profissional da área de odontologia vai além da sua competência e habilidades específicas. A interpretação do artigo 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), define que o aluno deve se formar um profissional capaz de interagir com a sociedade e que tenha capacidade de liderança, compreendendo as competências e habilidades relacionadas ao gerenciamento e administração. Objetivos: Verificar a percepção sobre gestão de alunos dos cursos de odontologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em relação a sua formação acadêmica e a prática profissional, e dos professores pertencentes aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) sobre o desenvolvimento da Competência liderança, administração e gerenciamento estabelecidos pelas DCN; Identificar a existência de disciplinas e/ou conteúdos sobre gestão nos currículos dos Cursos de Odontologia do Brasil. Materiais e Métodos: O estudo transversal prospectivo utilizou um questionário estruturado com perguntas fechadas e abertas que foi acessado de forma online em uma plataforma web por acadêmicos matriculados entre o sétimo e décimo semestres (n=94), no período de agosto de 2016 a maio de 2017. Um pesquisador treinado e calibrado realizou entrevistas com os professores pertencentes aos NDE (n=11) dos três Cursos de Odontologia da ULBRA. Resultados: Em relação a percepção sobre a relevância do tema referente à competência descrita nas DCN, 100% dos alunos concordam que esta deve ser inserida na graduação. Entre os professores, foi identificada a necessidade da implantação e desenvolvimento do conteúdo referente a competência exigida nas DCN nos Cursos de Odontologia da ULBRA e analisar como vem sendo ministrado este assunto na matriz curricular vigente. Conclusões: Os participantes deste estudo convergiram em relação a importância da existência de uma disciplina específica sobre gestão para a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho do cirurgião dentista; poucas são as matrizes curriculares dos cursos de odontologia do Brasil, que apresentam disciplinas e/ou desenvolvem os conteúdos relacionados à competência liderança, gestão e administração conforme as DCN.

Palavras-chave


Ensino em Odontologia; Administração de consultório; Administração da Prática Odontológica.

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