Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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ANALISANDO O DESCRITOR DE LEITURA – IDENTIFICAR A FINALIDADE DE UM TEXTO - PROVINHA BRASIL, MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE.
Bárbara dos Santos Alves, Darlize Teixeira de Mello

Última alteração: 17-09-2017

Resumo


O presente estudo tem por objetivo apresentar a análise dos resultados percentuais das questões objetivas da Provinha Brasil, correspondente aos testes 1 e 2 aplicados nos anos de 2008 a 2015, em que os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre demonstraram menor percentual de acerto. Nesse instrumento de avaliação, Provinha Brasil, são avaliadas habilidades relativas à alfabetização e aos letramentos iniciais dos alfabetizandos. Observa-se, na análise da matriz de referência da Provinha Brasil, o entendimento da alfabetização, enquanto processo de apropriação da “consciência fonológica e fonêmica, identificação das relações de fonema-grafema, habilidades de codificação e codificação da língua escrita [...]” (SOARES, 2004, p. 15) e o de letramento, enquanto possibilidade de “imersão das crianças na cultura escrita, participação em experiências variadas com a leitura e a escrita, conhecimento e interação com diferentes tipos e gêneros de material escrito [...]” (SOARES, 2004, p.15), embora os dois processos sejam interdependentes e indissociáveis nas práticas cotidianas em que eles ocorrem. Na perspectiva dos Estudos Culturais, campo de pesquisa ao qual se vincula tal trabalho, ao analisar o desempenho dos alfabetizandos, por meio de análises culturais, discursivas e textuais, o mesmo não pretende explicitar os resultados do instrumento avaliativo como uma tradução da realidade escolar, de forma fixa e estável, mas procurar entender de que forma esse instrumento avaliativo tem produzido o desempenho dos alunos da referida Rede Municipal de Ensino. Explicita-se aqui que as questões que obtiveram um maior grau de dificuldade encontram-se entre os números 18 e 24, sendo as mesmas questões as que avaliam habilidades relacionadas à capacidade de localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, inferir informações em textos curtos, localizar informações explícitas em textos curtos, reconhecer o assunto do texto e identificar a finalidade de um texto, considerando o gênero textual. Em síntese, na perspectiva de análise deste trabalho, quanto às questões da Provinha Brasil, considera-se relevante destacar o aspecto avaliativo explicitamente linguístico da avaliação, em detrimento de aspectos sociais e contextuais das práticas cotidianas de letramento. Ou seja, para construir uma representação global na leitura de um texto, o leitor iniciante precisa integrar múltiplas informações, e o texto, como um artefato cultural, fornece marcas discursivas para que essa integração seja feita. No entanto, um leitor pode não percebê-las por, pelo menos, dois motivos: porque não prestou atenção nessas marcas; porque seus conhecimentos prévios ou experiências cotidianas não permitiram que ele as reconhecesse dessa forma.

Palavras-chave


PROVINHA BRASIL. LEITURA. CONHECIMENTOS PRÉVIOS. EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS.

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