Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DE ALUNOS DA EAD A PARTIR DE INDICADORES SÓCIOAMBIENTAIS
Julian Mauhs, Jussara Alves Pinheiro Sommer, Eliane Fraga Silveira, Rafael Lacerda Martins

Última alteração: 05-09-2017

Resumo


A investigação sobre saúde, atualmente, tem buscado novas proposições de trabalho apontando para os riscos associados com a estrutura social e ecológica de vizinhança, indicando possíveis intervenções inovadoras no nível da comunidade’. Conhecer o indivíduo e a comunidade onde está inserido permite identificar possíveis condições de vulnerabilidade e exposição a doenças. a vulnerabilidade corresponde a um conceito complexo, sob o qual advêm dimensões sociais, econômicas, políticas e culturais, cuja definição tem sido abordada também em perspectivas epistemológicas muito diversas na ecologia política, ecologia humana, ciências físicas e análise espacial.  A pesquisa se justifica pela abrangência geográfica ao propor realizar investigação a nível de Brasil, também por utilizar ferramentas da tecnologia e informação visando obter informações sobre os acadêmicos da  Universidade Luterana do Brasil na modalidade EAD. O objetivo é analisar quali-quantitativamente indicadores socioambientais, que corroboram com a vulnerabilidade socioambiental e qualidade de vida das populações em áreas urbanas e periurbanas, no Brasil. A metodologia proposta envolve as etapas de elaboração do instrumento de pesquisa com tecnologias de Informação (TI) Considerando a população de alunos matriculados na EAD em 2017 como sendo 10.618 alunos, a amostra calculada com uma confiança de 95% e um erro máximo de estimação de 5% deverá ser de no mínimo 371 alunos respondentes.

 

 


Palavras-chave


ecnologia de informação, vulnerabilidade ambiental, estrutura social

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