Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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MODELO DIDÁTICO DE ARTERIOSCLEROSE
Natállia Boff de Oliveira, Deborah Luíza Christ Londero, Johana Grigio, Luana Miotto Golfetto

Última alteração: 05-09-2017

Resumo


Introdução: A arteriosclerose é uma das principais causas de morte e incapacidade prematura nas sociedades desenvolvidas. Dada a sua importância clínica, observou-se a necessidade de utilizar métodos didáticos e inovadores de ensino para a compreensão da formação e funcionamento de um vaso arteriosclerótico. Diante disso, criou-se um modelo anatômico, no qual identificamos como a arteriosclerose pode se manifestar e tornar-se posteriormente um fator de risco para diversas doenças. Objetivos: Representar de uma forma mais didática um assunto que é de extrema importância clínica, já que pode ser evitado com medidas paliativas, além de tornar mais visual ao estudante de medicina como a arteriosclerose pode prejudicar o funcionamento circulatório de uma região anatômica. Metodologia: O modelo didático do vaso arteriosclerótico foi feito com papel machê, produzido com papel higiênico, água e cola, e como molde utilizou-se uma mangueira de jardim. Após período de secagem, o modelo foi lixado e o acabamento foi feito com tinta vermelha. As placas de gordura foram representadas por massa de modelar de cor amarela. Resultados e Conclusões finais: A confecção do modelo anatômico mostrou-se eficaz para o aprendizado do conteúdo e uma alternativa didática para a compreensão do mesmo. Foram analisadas respostas do questionário aplicado para uma amostra final de 48 alunos do Curso de Medicina da ULBRA. Perguntou-se se a confecção de um modelo de arteriosclerose ajudaria no aprendizado, 100% afirmaram que sim, sendo que destes, 94,1% responderam que ajudaria muito. Do total, 100% também responderam que acham importante modelos como esse para a compreensão do conteúdo abordado, e 88,2% ressaltaram a necessidade de uma explicação teórica junto ao modelo. A partir desse modelo didático, sobre a visibilidade e as consequências da evolução da doença, observamos um possível maior aprendizado dos alunos a respeito desse assunto abordado durante a formação acadêmica. Dessa forma, vê-se que a visualização do protótipo é uma interessante ferramenta a ser aplicada como meio de promoção do conhecimento, sendo uma alternativa complementar a forma tradicional de ensino.


Palavras-chave


educação médica; ensino; modelo anatômico; pesquisa; arteriosclerose.

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