Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Tamanho da fonte: 
DISPOSITIVO DE AUXÍLIO PARA TRANSFERÊNCIA DE CADEIRANTE OU ACAMADOS DE BAIXO CUSTO
Antonio Flavio Aires Rodrigues, Felipe de Oliveira, Luiz Carlos Gertz, André Cervieri

Última alteração: 01-09-2017

Resumo


Introdução

Este projeto tem como objetivo de estudo facilitar o trabalho de cuidadores de cadeirantes e acamados usando um sistema de grua para auxiliar na transferência do paciente para maca, para cadeira de rodas ou para cadeira de banho, entre outros. O dispositivo foi feito com base em pesquisa em campo, aonde verificou-se a dificuldade de realizar esse tipo de atividade devido ao elevado esforço realizado pelo enfermeiro. A maior queixa das pessoas que lidam com cadeirantes ou acamados está relacionado com o peso do paciente e, consequentemente, com a força necessária para realizar a tarefa.

Objetivos

O objetivo principal deste trabalho é melhorar o processo de transferência de cadeirantes e acamados, visando auxiliar o cuidador ou enfermeiro para evitar sobrecargas na coluna, assim como diminuir o número de pessoas necessárias para realizar a tarefa. O dispositivo proposto deve ter custo reduzido e deve ocupar pouco espaço quando guardado não utilizado, deve ser de simples montar e desmontar, de forma que seja facilmente transportado.

Metodologia ou Material e Métodos

Inicialmente foi realizada pesquisa em campo para determinar as maiores dificuldades encontradas pelos cuidadores e enfermeiros durante as atividades de transferência de pacientes acamados. Posteriormente foi sugerida a construção de um equipamento semelhante a uma grua. O equipamento foi desenhado utilizando modelamento 3D com o programa SolidWorks. Foi simulação o translado. As dimensões do equipamento foram determinadas através de análise estrutural por elementos finitos utilizando programa ANSYS. Construção do equipamento. Testes e avaliação.

Resultados e Conclusões finais ou parciais.

 

Com os estudos realizados até o momento foi definido uma estrutura de montagem e desmontagem rápida e simples, o que facilitará o armazenamento do dispositivo e seu translado. Através da análise por elementos finitos foi possível determinara as dimensões da estrutura que compões o equipamento, de forma que suporte os carregamentos aplicados, porém, priorizando a massa reduzida. Após a finalização desta análise o equipamento será construído.


Palavras-chave


Projeto, grua, enfermeiro, paciente, modelamento numérico

Texto completo: PÔSTER