Portal de Eventos da ULBRA., XXIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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MODELO DIDÁTICO DE NERVO FACIAL
Natállia Boff de Oliveira, Johana Grigio, Patrícia Logemann, Gabrielle Tozzetto, Magda Furlanetto

Última alteração: 10-09-2017

Resumo


Introdução: Os cursos de medicina estão, cada vez mais, buscando novas alternativas para inovar o modelo de aulas teórica e prática. Com base nisso, modelos anatômicos didáticos estão, atualmente, sendo muito utilizados em aulas demonstrativas, o que possibilita, na prática, um melhor entendimento sobre os conceitos vistos na teoria. Os modelos didáticos são recursos pedagógicos que oferecem subsídios para complementar a explicação do professor, além de preencher as lacunas encontradas por este profissional em relação ao aprendizado dos acadêmicos. Estes novos equipamentos vêm sendo empregados como facilitadores da compreensão, associando abstrações e dados empíricos. Objetivos: O objetivo desse trabalho é mostrar a importância que modelos anatômicos têm na formação dos estudantes de medicina uma vez que a busca por profissionais qualificados é cada vez maior. Material e Métodos: A partir da observação de ilustrações retiradas de atlas anatômicos, foram pintados com tinta vermelha músculos da face e a sua relação com o nervo facial, que foi feito com fios encapados de cor verde e amarela, representando a inervação motora e sensitiva, respectivamente, assim como o seu trajeto, e foi colado sobre uma cabeça de manequim em tamanho realista. Resultados e Conclusões finais: Foram analisadas respostas do questionário aplicado para uma amostra final de 66 alunos do Curso de Medicina da ULBRA. Perguntou-se se a confecção de um modelo de nervo facial ajudaria no aprendizado, 98,5% afirmaram que sim, e 74,2% responderam que ajudaria muito. Do total, 98,5% também responderam que acham importante modelos como esse para a compreensão do conteúdo abordado, e 92,4% ressaltaram a necessidade de uma explicação teórica junto ao modelo. A partir do modelo didático de Nervo Facial, sobre o trajeto e sua ação, observamos um maior aprendizado dos alunos a respeito desse assunto abordado na disciplina de Neuromuscular no Curso de Medicina da ULBRA. Logo, vê-se a importância dessa construção teórica para que o aluno de medicina possa dinamizar sua compreensão e incentivar uma memória visual, ajudando na formação do conhecimento sobre o assunto.


Palavras-chave


Educação médica, ensino, modelo anatômico, pesquisa, nervo facial.

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